maio 25, 2012

O OCTO VOCI EM UMA NOVA PERFORMANCE

OCTO VOCI
Conhecido por suas interpretações em repertórios dos mais ecléticos 
um misto de show, espetáculo e musica, assim define-se o grupo
fotografia: www.carlotajuaquina.com.br

 GRUPO POTIGUAR 
PARTICIPA DO PROJETO BRASIL VOCAL NO RIO DE JANEIRO

 Via
nominuto.com  & sidneyrezende.com & Tribuna do Norte
 
O Projeto Brasil Vocal é um concurso nacional de arranjo vocal com objetivo de fomentar o repertório de música brasileira para grupos vocais a capella e assim contribuir para o surgimento de novos arranjadores. O Octo Voci, Grupo vocal conhecido por suas interpretações em repertórios dos mais ecléticos - num misto de show, espetáculo e musical - será o único a representar o Nordeste com sua participação no  Brasil Vocal, que acontece de 17 de maio a 3 de junho, no CCBB - Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro.

A edição 2012 do concurso vai homenagear Luiz Gonzaga, uma vez que este ano comemora-se o seu centenário. Nesta segunda edição, o projeto se dividiu em duas categorias: Concurso Nacional de Arranjos para Grupos Vocais a Capella (para arranjos inéditos de peças de livre escolha, além de um prêmio especial para o melhor arranjo de uma composição de Luiz Gonzaga, o homenageado desta edição) e Concurso Nacional de Novos Grupos Vocais a Capella (para os melhores grupos vocais da nova geração).

Octo Voci é um grupo de extensão da UFRN
   Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  fotografia: www.carlotajuaquina.com.br

No Concurso Nacional de Arranjos para Grupos Vocais a Capella, a inscrição é individual, ou seja, um arranjador deve escrever seus trabalhos, originais e inéditos, e enviar as partituras para análise da comissão julgadora. Os candidatos devem inscrever duas músicas, obrigatoriamente, sendo uma delas brasileira (popular ou folclórica) de livre escolha e outra do compositor Luiz Gonzaga. No caso do Concurso Nacional de Novos Grupos Vocais a Capella os grupos irão se apresentar através de performance. 
 
Junto com concurso, o CCBB também promove uma mostra com um painel atual do gênero, apresentando alguns dos mais expressivos grupos vocais de diferentes regiões do Brasil. Os shows serão divididos em Festival (participação de grupos conhecidos do cenário de arranjo vocal) e Festivalzinho (grupos vocais que têm trabalhos especialmente dedicados ao público infanto-juvenil). O grupo Octo Voci será o responsável pela abertura do projeto no dia 25 de maio.
  
Considerado uma dos melhores grupos vocais do Rio Grande do Norte
  fotografia: www.carlotajuaquina.com.br
 
OCTO VOCI

O Octo Voci, que é um grupo de extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN),  estreou em junho de 2003 executando a trilha sonora da peça de teatro “O Santo Inquérito”. No ano de 2004, orientado pelo regente da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte, André Muniz, o Octo Voci apresentou o primeiro concerto do grupo junto à Orquestra de Câmara da Escola de Música da UFRN, em comemoração ao período da páscoa, trazendo como repertório importantes compositores como: Mozart, Händel e Vivaldi.

Em 2006, participou como grupo convidado do Nordest Cantat, principal encontro de corais e grupos vocais do Nordeste. Além disso, gravou a trilha sonora do documentário “Com quantas Ave Marias se faz uma Santa?”, patrocinado pelo Banco do Nordeste Brasileiro (BNB). O grupo tem trabalhado na montagem de concertos temáticos que envolvem desde música popular brasileira até música erudita. Em 2007, O Octo Voci realizou o concerto de abertura da temporada com a execução de Missa em Sol de Casali e Te Deum de Charpentier.

O grupo tem trabalhado na montagem de concertos temáticos 
que envolvem desde música popular brasileira até música erudita
   fotografia: www.carlotajuaquina.com.br

Dois anos depois, em 2009, para comemorar os cinco anos, um novo e audacioso projeto foi lançado para desafio deste talentoso grupo. E com este intuito o Grupo vocal Octo Voci subiu ao palco da escola de música da UFRN com o show “Vestindo Beatles”, levando um público de aproximadamente 1000 pessoas, colocando-se cadeiras extras no auditório para atender a todos os presentes. Um sucesso de publico e critica no meio da cultura potiguar. “Vestindo Beatles” foi um show que comoveu aqueles que durante as décadas de 50, 60 e 70 tiveram suas vidas embaladas pela principal banda de rock do século 20.

Considerado uma dos melhores grupos vocais do Rio Grande do Norte e longe de ser apenas mais um “cover”, mas, perto de uma roupagem diferente das músicas dos Beatles e de outros cantores da nossa boa música, a temporada do mencionado show  gerou agradáveis surpresas ao grupo, desde convites para outros municípios, como abrir a temporada de Frio da Cidade de Cerro Corá/RN, até abrilhantando eventos fechados de órgãos públicos municipais, estaduais e Federais , passando ainda a ser prestigiado em muitas colações de grau e aberturas de congressos nacionais e internacionais da UFRN. 


...fonte...
www.nominuto.com
www.sidneyrezende.com
www.tribunadonorte.com.br

...fotografia...
 www.carlotajuaquina.com.br

...visite...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fiz uma visita e gostei!! Passa lá você também!!!