maio 24, 2012

O UNIVERSO DAS NOIVAS EM FOCO

 O desejo de amor e o medo da solidão estão implícitos
em ideias além da moda, do estilismo ou do convencional na
mostra fotográfica de Paulo Oliveira em 31 imagens em preto e branco  
 
UM OLHAR SOBRE AS NOIVAS 
 
Por
Sérgio Vilar

Mês de maio, mês das noivas. Momento propício para uma exposição inusitada do fotojornalista Paulo Oliveira. "Noivas, por que não?" é o título do trabalho exposto na Livraria Siciliano do Midway a partir de hoje. A vernissage acontece às 19h. E as noivas que esperam inspiração para o visual da cerimônia de casamento, verão ideias além da moda, do estilismo ou do convencional. São 31 fotos em preto e branco, no tamanho 40x50, até de noivos com vestido de noiva.

A exposição apresenta não somente os noivos perfeitos, normalmente retratados pelas revistas e novelas, com casais bonitos e bem sucedidos. Mostra também os tipos mais inusitados, como por exemplo um noivo que é noiva, mas também uma noiva que é noivo, um cadeirante, um deficiente visual, uma noiva com Síndrome de Down, além de intelectuais, empresários, jornalistas, artistas, militares, um educador físico, modelos e coreógrafo. Tem ainda as noivas que casaram e não tiveram fotos porque o fotógrafo não compareceu, noivas que após várias décadas permanecem casadas e felizes.

A ideia da exposição surgiu do próprio Paulo Oliveira, que tem mais de duas décadas de experiência fotografando os diversos tipos de casamentos possíveis, desde os mais singelos, até os cheios de glamour, com toda pompa e circunstância que a ocasião dá direito. "Percebo que em toda festa de casamento, o pensamento, o sentimento é o mesmo: a felicidade a dois. Mas diferente da perfeição muitas vezes apresentada, no nosso dia-a-dia, além das histórias bonitas, encontramos as tristes, desafiadoras, apaixonantes e também alguns percalços", efirma Paulo Oliveira.

  Paulo Oliveira (D) exibe imagens que inspiram a cerimônia de casamento
 mostra revela um dos momentos mais significativos da existência humana 

Para além da figura feminina, a exposição retrata noivos pressionados a casar, noivos que não querem casar, noivos infelizes, divorciados, 'tico-tico no fubá' e noivos que já vivem juntos. A exposição conta com a produção da bailarina e coreógrafa Anízia Marques, também fotografada. "A exposição traduz o pensamento de que qualquer um pode ser um noivo ou noiva, por que não? E os visitantes verão não apenas os noivos 'clássicos', mas também os noivos e noivas com identidade própria", completa Paulo.

FOTÓGRAFO DECANO

Há vinte anos Paulo Oliveira vem se dedicando a registrar momentos e clicar pessoas. No início fez fotojornalismo no jornal Diário de Natal, onde permaneceu por sete anos, atuando junto à cronista social Salésia Dantas. Depois vieram os books, portraits, ensaios fotográficos e atualmente dedica-se, sobretudo, aos casamentos.

Pessoas que foram clicadas: Ana Maria Cascudo Barreto, Anízia Marques, Beatriz Tavares, Carol Reis, Cecília Silva, Clodoaldo Bahia, David Júnior, Denise Lins, Dell Marques, Érica Oliveira, Fábio Peixoto, Gleydson Dantas, Graça Oliveira, Hegley de Souza, Ignez Motta, Ilana Félix, Ione Álvares, Janaína dos Santos, Joselma Araújo, Jota Oliveira, Juraci Lira, Mônica Araújo, Nícolas Cesconetto, Sandra Souza, Silvana Marinho, Simone Silva, Sinval de Souza e Tereza Vale. 
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fiz uma visita e gostei!! Passa lá você também!!!