maio 02, 2012

SESC LANÇA PORTAL DE PARTITURAS

 Uma biblioteca virtual e sem fins lucrativos, que foi criada com o objetivo 
de preservar e difundir o patrimônio musical brasileiro

 SESC LANÇA PORTAL DE PARTITURAS

 Via
Jornal de Hoje

O SESC acabou de lançar uma biblioteca virtual e sem fins lucrativos, que foi criada com o objetivo de preservar e difundir o patrimônio musical brasileiro. O site democratiza o acesso a partituras digitalizadas e funciona como uma importante ferramenta para músicos, estudantes e pesquisadores da área.

Segundo o Diretor-Geral do Departamento Nacional do SESC, Maron Emile Abi-Abib, com esta iniciativa, o SESC traz relevante contribuição para o desenvolvimento da cultura musical no país. “Com esse portal apoiaremos a preservação e difusão do patrimônio musical brasileiro, fomentando a produção e divulgação de artistas brasileiros e promovendo o acesso à música em seus diversos gêneros e estilos” complementa Maron.

No site, é possível encontrar obras de compositores brasileiros de várias gerações, muitas delas localizadas a partir da contribuição de compositores e de colecionadores, que disponibilizaram seus acervos pessoais visando à preservação definitiva das mesmas.

Entre elas, estão raras composições de artistas consagrados como, Francisco Mignone, Guerra-Peixe e Glauco Velásquez; obras de relevância histórico-patrimonial como as do Padre José Mauricio Nunes Garcia (1767-1830); e músicas de compositores representativos de diversas regiões do país como Maurício de Oliveira (ES), Tó Teixeira (PA), Adelmo Arco Verde (PE), Fernando Cerqueira (BA) e João Rodrigues de Jesus (SE).

Um grande diferencial deste site é que ele está programado para facilitar o acesso dos visitantes, por isso, o SESC Partituras utiliza um moderno sistema de buscas, que permite a visualização e impressão integral de inúmeras obras catalogadas, além de audição da maioria delas. As pesquisas podem ser realizadas de várias maneiras: título da obra, nome do autor, formação do grupo ou instrumentos.

Além de preservar a história, o Portal SESC Partituras também compartilha o objetivo de produzir incentivo e visibilidade aos compositores contemporâneos. Desta forma, obras históricas e atuais, ganham o mesmo espaço. Através desta iniciativa, o SESC Partituras torna-se um importante difusor da produção musical brasileira, funcionando como um ponto de encontro virtual, para os diversos segmentos ligados à cadeia produtiva da música.

As obras presentes no acervo do SESC Partituras pertencem ao domínio público ou possuem licença para sua inclusão no catálogo, inclusive com autorização para impressão. No entanto, para o caso de gravação fonográfica das obras, adaptação e outras formas de uso não previstas, é necessário realizar negociação direta com cada compositor ou representante legal da obra. Para garantir a preservação dos direitos autorais, o portal facilita o encontro entre os interessados, disponibilizando os contatos dos autores.

Iniciado em 2007 o então Banco Digital SESC de Partituras possuía um programa de editoração de partituras e um acervo de obras digitalizadas se tornando importante subsídio para pesquisa e editoração de partituras para estudantes e músicos locais. Em 2010, iniciou-se o processo de reestruturação do projeto visando à ampliação de seu alcance por meio da criação de um portal que envolveu equipes de especialistas em editoração, catalogação, direitos autorais, ferramenta de busca na internet. O resultado poderá  ser conferido no link  apontado logo abaixo desta postagem.


...fonte...

...visite...
 
...fotografia...
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fiz uma visita e gostei!! Passa lá você também!!!