junho 02, 2012

EU, VOCÊ, O REGGAE E O MAR

  ELIZABETH FREITAS  
 "A música é o meu mundo; sem ela, não vivo. Nunca vou parar de cantar. 
Posso afirmar que estou só começando"
fotografia: Bebel Nunes
 
 UMA VOZ DIFERENTE
 
Por
Cristiano Xavier

Com uma voz diferenciada e cantando num ritmo agradável (uma fina mistura de MPB e reggae), a cantora Elizabeth Freitas se diz feliz com a repercussão de seu trabalho, principalmente agora, quando lança, na rede mundial de computadores, seu primeiro videoclipe, com a música "Eu, você, o reggae e o mar" (Confira no link logo abaixo desta postagem). "Minha música é alternativa. Toco um pouco de pop, rock, reggae, baladas, MPB. Procuro envolver a música brasileira com a internacional. A música representa o que tenho de melhor para oferecer à sociedade. É através dela que contribuo para algo melhor, cativando as pessoas com as canções e mensagens. A música é o meu mundo; sem ela, não vivo. Nunca vou parar de cantar. Posso afirmar que estou só começando", afirma Elizabeth Freitas.

A cantora começou a carreira aos 16 anos, quando montou uma banda de rock no colégio. "No começo, não sabia cantar direito, a voz ficava trêmula, mas logo estudei um pouco de técnica. Logo aprendi a tocar violão na Escola de Música Pedro Ciarlini", diz.

"Falta apoio para a divulgação de grandes vozes e composições 
que evidenciem os artistas de Mossoró no cenário brasileiro"
 fotografia: Marília Gabrielly

O primeiro CD de Elizabeth foi gravado em 2011. "Gravar o primeiro CD foi maravilhoso. O fato de conseguir dar vida às minhas composições é algo indescritível. Foi um pouco difícil financeiramente, mas com o apoio da família, amigos e do estúdio, que acreditou no meu trabalho, gravamos, e, dentro de 4 meses, o CD foi produzido", explica, ressaltando que os artistas estão ganhando espaço aos poucos, independentemente do seu estilo musical. "Mas ainda falta apoio para a divulgação de grandes vozes e composições que evidenciem os artistas de Mossoró no cenário brasileiro", observa.

Além das dificuldades relativas ao processo de produção, o artista também enfrenta um mercado cultural cada vez mais competitivo, com outros nomes do cenário na disputa de um espaço, além do avanço da tecnologia na produção dos trabalhos musicais. Estes e outros fatores, principalmente o financeiro, acabam por fazer com que bons nomes da música não gravem suas composições. Elizabeth Freitas acredita que este, no entanto, é um momento importante para a arte musical na cidade e enfatiza que existe espaço para se apresentar. "Canto na noite, em bares, hotéis, praias e eventos. É um pouco desgastante, pois o público de barzinho está acostumado a um show de aproximadamente três a quatro horas por artista. Então, acho que o rendimento do artista cai depois de um show de duas horas, por exemplo. No entanto, em compensação, é prazeroso ouvir o público cantar junto comigo; isso me motiva. Em termos financeiros, creio que aos poucos o artista está sendo valorizado, sim. Sei que muitos investidores vêm reconhecendo o trabalho de cantor como uma profissão séria, compensando os artistas com um melhoramento no cachê", declara.

"A Produção do meu CD foi  independente.Não é fácil, mas é possível"
fotografia: Marília Gabrielly
 
INDEPENDENTE

Com canções próprias, mas pretendendo, em breve, abrir parcerias com outros artistas da cidade, Elizabeth Freitas destaca que seu primeiro trabalho (Letras, Canções e Versos) foi produzido de forma independente. "Não é fácil, mas é possível. A produção do meu CD foi independente e sempre contei com os amigos e com as redes sociais para divulgação. Acho que um projeto dentro da cidade, de valorização da cultura, põe nosso município em outro patamar. Acho que um projeto como o de trazer de volta a "União dos Artistas" faria toda a diferença. Mas uma coisa tenho que dizer: as televisões, rádios e jornais estão disponíveis para o artista. Tenho certeza: é uma boa forma de divulgação", reforça.
 
 Segundo ela, não faltam espaços. A dificuldade, no entanto, é sempre a mesma de qualquer profissão: alcançar reconhecimento. "Estou conseguindo isso, graças a Deus. Acredito que é só correr atrás e mostrar seriedade e compromisso com o público", confessa. 

"Meu sonho é levar minha canção aos lugares que jamais imaginei existir"
 Participação no Verão TCM 2012
 
 "MINHA CANÇÃO"

O próximo trabalho da cantora já está sendo elaborado. "As canções já estão separadas; só falta gravar. Será bem legal, um som bem divertido, puxado para o surf music, reggae e pop. Espero poder lançar até o fim do ano, para todos curtirem no verão. Também pretendo gravar um trabalho paralelo, acústico e simples, com voz e violão, só com as minhas canções românticas. Tudo em cada tempo", fala.

Elizabeth Freitas quer levar sua música a várias pessoas. "Meu sonho é levar minha canção aos lugares que jamais imaginei existir; poder saber que do outro lado estão pessoas que se identificam com as minhas letras, que gostam da minha voz, que curtem meu ritmo. Quero realizar o sonho de gravar um DVD, mas, para isso, vou precisar de um apoio da sociedade. Não só penso como participo sempre de concursos, como A Mais Bela Voz e Festival da Canção", enfatiza, destacando que é grata a todos "que sempre acreditaram no meu trabalho". "A todos que me deram força para gravar o meu primeiro CD (produzido por Netto Alves, no Estúdio Sonora Pro-Music) e o meu primeiro Videoclipe, produzido e dirigido pelo fotógrafo mossoroense David Dantas, que idealizou o projeto para dar vida à canção Eu, você, o reggae e o mar. Espero que artistas iniciantes vejam este trabalho como uma forma de inspiração, para que jamais desistam dos seus sonhos musicais", finaliza.

O CD Letras, Canções e Versos está disponível para venda diretamente com a cantora, através do telefone: (84) 8836-2023, e na loja Henry Modas, localizada no Shopping Park Center, Centro, Mossoró. Fone: (84) 3321-1402.


 ...fonte...

 ...assista...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fiz uma visita e gostei!! Passa lá você também!!!