junho 05, 2012

MOSSORÓ: ROCK NA TERRA DO SOL

  CENTRO CULTURAL DOSOL
 Do Death Metal até artistas da MPB, espaço para bandas de todas as vertentes,
mas que têm como premissa, um som de qualidade
 designer: Cesar Valença

 MOSSORÓ É TERRA DO SOL

Via
De Fato.com

A notícia que ganhou ampla repercussão, especialmente nas redes sociais e gerou uma boa expectativa, trata da chegada do Centro Cultural Dosol em Mossoró/RN. Espaço diversificado e aberto para outros estilos musicais que fogem do regional, na capital do Estado, o Dosol tem movimentado o mercado cultural, reunindo as duas pontas mais interessadas na proposta, há dez anos: as bandas e o público que gosta dos estilos considerados por aqui alternativos.

Em Mossoró, a proposta do Centro Cultural Dosol será a mesma, ou seja, promover e pôr em contato com o público as bandas que ainda não são conhecidas, mas que têm como premissa, um som de qualidade. 

“Desde a primeira realização do Festival Dosol em Mossoró, temos tido bom contato com o Foca, que é o idealizador do espaço em Natal. Depois de algumas conversas, vimos que seria muito viável em Mossoró”, explica Kalil Lamarck, produtor musical, e, juntamente com Amilton Jr., são sócios na proposta do CCDosol Mossoró.

Amilton Jr. explica que a abertura de um espaço específico para a música alternativa e com uma característica mais voltada para o pub é essencial para o crescimento da cena musical de Mossoró no geral. “No espaço vai caber desde Death Metal até artistas da MPB, seguindo o que já acontece no CCDosol de Natal”, ressalta. O pub vai abrir de quinta a sábado, com programação diversificada de shows, discotecagens, festas temáticas e exibição de filmes e documentários. Dependendo da agenda de alguns artistas, o espaço para shows pode abrir qualquer dia da semana.

  Bandas alternativas, como os Leões de Minerva,  terão espaço no Dosol
integrantes da cena roqueira mossoroense

ESPAÇO

O local de 70 metros quadrados escolhido para abrigar o Centro Cultural Dosol Mossoró fica localizado quase em frente ao Teatro Municipal Dix-huit Rosado, em pleno corredor cultural da cidade. 

O prédio de dois andares vai ter um hall de entrada com áreas externas para fumantes tanto nas laterais como na frente. Um espaço estilo pub totalmente refrigerado com capacidade para 100 pessoas (150, contando as áreas externas) com balcão para bar e palco com som, luz e backline próprios. Ainda embaixo terá o escritório do CCDosol Mossoró, que servirá como ponto de encontro para a música e a expressões artísticas da cidade em geral. Tudo climatizado e acusticamente preparado para não ferir as normas ambientais.

“Nossa preocupação , diante do que já aconteceu na cidade devido às fiscalizações da Polícia Ambiental, é a de nos adequarmos às leis ambientais. Por isso, resolvemos fazer o espaço totalmente fechado e com ar condicionado, para que os shows aconteçam sem problema”, ressalta Lamarck.

Na parte de cima do centro, um lado do quarto de hospedagem do espaço com capacidade para receber até seis pessoas, equipado com camas, roupas de cama e banho, frigobar, ar-condicionado e banheiro próprio. Do outro lado, um estúdio de ensaio e gravações também com backline e equipamentos próprios, em que as bandas e os intérpretes poderão gravar seus trabalhos.“O estúdio vai estar disponível para ensaios e gravações, vão poder ser locados de acordo com as necessidades dos artistas; já trabalho com isso e percebemos que seria legal estar tudo num único espaço”, explica Lamarck.   
 
 SITE ESPECIAL
  A ideia do portal é registrar todo conteúdo
 a respeito das movimentações do Dosol em terras mossoroenses  
 
PROGRAMAÇÃO  
 

A inauguração do Centro Cultural Dosol Mossoró já tem data – 19 de julho –, e será com a banda Camarones, muito conhecida no hall de bandas de rock e que já se apresentou outras vezes no Dosol de Natal.

Além de produções próprias, o espaço também estará disponível para uso dos produtores independentes da cidade através da locação de pautas. Independente disso, Kalil Lamarck e Amilton Jr. garantem que mais de duas dezenas de bandas e artistas de Mossoró, Natal, Fortaleza (CE), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Campina Grande (PB) e Recife (PE) já estão agendados para o mês, inauguração do espaço. “Já temos contatos para uma agenda até o mês de agosto”, ressalta. Quem gosta, sabe que não perde por esperar!

 
Mahatma Gangue em ação no Festival Dosol Mossoró 2011 

 DOCUMENTÁRIO
 
A ideia não é nova mas agora ganha muita força. A Dosol Image começou a recolher material para a produção de um documentário sobre a atual cena roqueira de Mossoró,  contando um pouco da sua história, falando com seus personagens e apontando pro futuro. O filme será rodado no mês de junho e a previsão de lançamento é no final de julho. Ainda sem nome o projeto faz parte de uma série de documentários que o Dosol está produzindo para mostrar o atual momento da cena musical do RN. Além de ficar disponível na web o documentário pretende ser exibido em tvs abertas e fechadas do estado, além de entrar pro acervo permanente do DosoTV.

O documentário sobre o rock de Mossoró também faz parte das ações do CCDosol Mossoró que começa suas atividades dia 19 de julho com abertura do espaço para shows, exibições de filmes, ensaios, gravações, palestras e debates sobre música e cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fiz uma visita e gostei!! Passa lá você também!!!