junho 12, 2012

OS TRABALHOS ICÔNICOS DE MATHWS

 
"PESSOAS"
Mathws Aires realiza sua primeira exposição fotográfica
   a mostra revela moda, arte, personalidade e uma pitada de ousadia
 arte: blog Potiguarte

 AS PESSOAS DE MATHWS

Por
Cristiano Xavier

Mathws Aires tem estilo, apura seu trabalho. É a primeira impressão que nos passa, ao falar ou mesmo mostrar parte de seu material, que ele publica no site http://www.houseofmathws.com. São fotos variadas, com diferentes temas. Publicitário, Mateus Aires (que assina Mathws Aires) não abraçou a carreira, mas dedicou-se à outra profissão: a fotografia. 

O fotógrafo agora faz sua primeira exposição, intitulada Pessoas: em moda, arte e personalidade, até dia 30 deste mês, na Sala Joseph Boulier, Memorial da Resistência, Mossoró/RN, das 16h às 21h. 

Segundo Mathws, desde muito cedo ele pensava em coisas que tivessem relação com a imagem. "Sempre soube que essa seria minha área de atuação; só não sabia como e que tipo de imagem. Foi no curso de Publicidade e Propaganda (Uern), a partir de um trabalho que envolvia a fotografia de moda, que descobri que era esse o caminho", lembra.

Mathws revela que no início de 2010, enquanto assistia ao filme Julie & Júlia, percebeu que era essa a ideia que faltava ao seu blog. "Estabeleci postar 365 imagens em 365 dias, e consegui. Além de pessoas e editoriais que fui criando para isso, postava imagens de moda, arte, culinária, lugares, objetos. Depois desse primeiro objetivo conseguido, criei doze editoriais fotográficos em doze meses. Junho é o último mês deste segundo ciclo. Cumprirei meu segundo objetivo. Em outubro, volto com mais um. O site é houseofmathws.com", diz.

Para ele, fotografar pessoas é um pouco mais trabalhoso. "Requer uma produção. As pessoas querem sair bonitas, obviamente, e isto já implica trabalhar com maquiagem, por exemplo. Ainda há a questão de figurino, cenário e muitas vezes, particularmente, tenho uma ideia mais complicada e algumas pessoas não aceitam, pois a beleza nem é sempre aquela dentro dos padrões e este é um assunto delicado", explica o fotógrafo.

Ele revela que presta muito atenção aos trabalhos dos grandes fotógrafos de moda de hoje e de ontem. "Mas, saio da moda, vou para as artes, visito museus quando tenho oportunidade, leio sobre arte, inspiro-me no cinema, na música, nos artistas, na arquitetura, etc. Livro-me dos preconceitos para poder aceitar as coisas, porque tudo pode somar", revela o jovem fotógrafo.

Apesar de novo na área de fotografia, Mathws já começou com pé direito. A receptividade ao seu trabalho tem sido boa. "Fiquei muito surpreso com a boa receptividade para o que faço na minha cidade; todos estão ansiosos e comentando a exposição. Além disso, muitos abraçaram minha ideia e isto é muito bom. Mostra uma sociedade mais madura e desenvolvida, que sabe, pensa e consome arte e moda (deixando de lado o caráter superficial desta) e todas as áreas que a cercam. Estou feliz", fala. 

Um momento importante na carreira de Mathws Aires
"Procuro trazer o corpo para o caráter de obra"
fotografia: Mathws Aires

 SELEÇÃO DE TRABALHOS ICÔNICOS
 
Os 25 trabalhos expostos na Sala Joseph Boulier, no Memorial da Resistência, marcam um momento importante na carreira de Mathws Aires, que pensa em levar a exposição para a capital do Estado e negociar, também, as fotografias. "Isto será possível. Interessados podem já entrar em contato", diz.

O fotógrafo salienta que a exposição é "uma seleção dos trabalhos mais icônicos que já produziu. "Há imagens do início, em 2007, quando nem carreira existia, até trabalhos que fiz especificamente para esta exposição. Prioritariamente, fotografia de moda e arte, sempre retratando pessoas e suas identidades. Vários biótipos, o corpo e a nudez como obra, conceito e arte. Procurei montar um ambiente limpo, sofisticado e que desse aos visitantes uma sensação inspiradora", explica.

Para Mathws, a profundidade do tema a ser explorado nas fotografias é essencial. "Procuro aprofundar os temas que quero explorar. Se vou falar do kitsch, faço uma pesquisa do assunto. Se vou falar do corpo, da mesma forma... Sempre gosto de focar no conceito das imagens. As minhas técnicas são várias. Na exposição que está acontecendo no Memorial da Resistência, há imagens em que utilizei o sol, luz de celular, experimentei velocidades e manipulação digital. Tenho Photoshop como um ateliê digital à minha disposição", comenta.

Ano passado, Mathws Aires fez uma série de fotografias em que retratava modelos femininos. Para ele, esse foi um novo desafio. "Nunca havia experimentado fotografar o nu. Também fiz o masculino mais recentemente e posso comparar as duas experiências. Com mulher, a coisa é mais complicada, porque há uma preocupação maior em deixá-la linda. Também há a questão da nudez: com elas, a coisa é mais difícil de conseguir. Com os homens, a naturalidade flui mais e eles não ficam tão preocupados se vai ser o cabelo assim, ou isso ou aquilo. Elas têm mais medo de aparecer demais; tirar a roupa era mais difícil... Mas foi uma ótima experiência e pretendo fazer outras, no entanto, quero frisar que não pretendo ser conhecido como fotógrafo de ensaios sensuais, e, sim, de moda e arte... Logo, procuro trazer o corpo para o caráter de obra", explica.    


  "Fiquei muito surpreso com a boa receptividade para o que faço" 
 fotografia: Mathws Aires

 "QUERO TRABALHAR MINHAS IDEIAS LIVREMENTE"

Mathws salienta que a House (houseofmathws.com), sua página na internet, é um projeto pessoal, onde pretende trabalhar as ideias livremente. "Todo criador precisa deste lado para se sentir bem e livre. Se eu começar a querer transformá-lo em algo mais comercial, vou perder este espaço. No entanto, pretendo montar uma empresa com o mesmo nome e o estúdio. Trabalhar com fotografia é 8 ou 80... Você precisa de muito dinheiro, pois os equipamentos são caros. No início, o retorno é muito difícil e é necessário construir um nome e agregar valor ao seu trabalho, depois, como tudo, vem o sucesso... Ainda estou longe de conseguir o que penso, mas a caminhada é boa. O mercado também é algo que merece ser levado em consideração. Em cidades como São Paulo, por exemplo, as coisas fluem mais rápido e a renda é maior, assim como os custos", finaliza.

...fonte..
 www.gazetadooeste.com.br

...visite...
 www.houseofmathws.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fiz uma visita e gostei!! Passa lá você também!!!