agosto 03, 2012

A ARTE INGÊNUA DE ISADORA

 Radicada na Áustria, a natalense Isadora Maciel é a convidada
 do 'Vem no Sábado'  para expor seus desenhos pela 1ª vez

A ARTE INGÊNUA DE ISADORA

Por
Sérgio Vilar

Pedaços coloridos do mundo enfeitarão amanhã o Camelódromo da Cidade Alta. Sentimentos infantis. Arte ainda ingênua desenhados por uma natalense de 9 anos de idade radicada na Áustria e de alma nômade. Isadora Maciel está de férias em Natal e participa do projeto Vem no Sábado. A iniciativa é da loja Arte Por Perto, que a cada primeiro sábado do mês reúne a obra de artistas para dialogar com os transeuntes do Centro da cidade. Isadora vive desde os primeiros meses de vida na Áustria. Os primeiros rabiscos datam dos 2 anos de idade. A mãe juntou todos os registros de uma menina que viveu até os 5 anos como nômade.

"Eu e minha mãe cruzávamos três continentes por ano: Ásia Central, onde meu pai trabalhava; a Europa, onde moramos, e a América do Sul. Tudo isso deve ter me impressionado muito porque minha mãe diz que eu aprendi a conviver com as diferenças logo cedo", conta. A arte do desenho foi incentivada pelo estilo de vida. A mãe não podia carregar todos os brinquedos nas viagens. E os pincéis e as tintas eram mais fáceis de transportar, já que papel tem em todo canto. "Enquanto ela fazia as tarefas dela eu pintava. Depois ela guardava tudo em pastas com data e o lugar. Hoje vejo que já desenhei muito".

As temáticas partem do cotidiano: casas, cidades, animais, plantas, meninas e meninos, e coisas da imaginação. Quando Isadora enviou as fotos de animais - "uns bem engraçados" - por correio à tia e artista plástica Ana Potiguar, logo foram transformadas em estamparias de camiseta. "Gostei da ideia e, como uma coisa puxa outra, apresentei mais desenhos pra ela e daí nasceu a ideia da exposição quando eu chegasse em Natal", conta a jovem. E faz um pedido: "Ontem conheci um amigo da minha mãe que se chama Marcelus Bob. Gostaria muito que ele também fosse porque eu gosto muito dos desenhos dele".

Isadora também conta que a mãe sempre mostra a obra dos artistas potiguares. "Ela diz que é pra eu manter as origens". A exposição de Isadora Maciel é a primeira de sua propositiva carreira de artista. O nome da exposição é No Reino da Distração. "Porque foi assim pra me distrair que minha mãe me oferecia pincéis e tinta e era pra deixar ela trabalhar que eu pintava", revela Isadora Kalcik - o sobrenome quase "segredável" que ela usa na Áustria. 

   Nas frequentes viagens entre três continentes, 
bagagem de Isadora é repleta de pincéis, canetas e papeis

ARTE POR PERTO 

O projeto Vem no Sábado foi idealizado por Juliane Ataíde. Ela é sócia-proprietária da loja Arte Por Perto, situada no Box 218 do Camelódromo do Centro. O objetivo principal do projeto sempre foi construir um momento mensal de integração popular e divulgação de arte potiguar. Acontece a cada primeiro sábado do mês, das 9h às 13h30. Segundo Juliane, costuma atrair desde transeuntes admiradores da arte natalense a pessoas que já conhecem o projeto e comparecem ao local para conferir a nova exposição.

O projeto já segue em sua quinta edição. Participaram Ana Potiguar, Rita Machado, Patrícia Souza e a fotógrafa Rosa Maciel, esta última, mãe de Isadora. "Rosa é amiga da minha sócia e o contato foi feito". Juliane conta ainda que será feita uma seleção musical temática para a ocasião. "Também exibimos vídeos e curtas-metragens do Anima Mundi e produzimos ímãs das obras expostas para quem não pode comprar as telas. Nossa intenção é mesmo democratizar a arte", frisa.

Juliane ressalta ainda que o projeto também pretende lançar novos artistas, além de aproximar outros mais conhecidos das pessoas comuns, transeuntes do Camelódromo e do centro da cidade. "Funciona como uma espécie de socialização de artistas e admiradores da arte potiguar". Os trabalhos são variados. Vão desde fotografias, telas, imagens gráficas a desenhos e outras formas artísticas de expressão dos sentimentos.

...fonte...

...Arte por Perto...
 Juliane Ataíde
 (84) 88333722

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fiz uma visita e gostei!! Passa lá você também!!!