agosto 04, 2012

O UNIVERSO DE UMA JOVEM ROMANCISTA

 Sob Asas, na Saraiva do Midway Mall 
Aos 16 anos, Monalisa Silvério apresenta hoje ao público seu sexto livro, 
 Obra narra o envolvimento de uma jovem com um anjo no Rio de Janeiro
Fotografia: Eduardo Maia/DN/D.A Press
 
A DOCE IMAGINAÇÃO DE UMA JOVEM ROMANCISTA
 
Por
 Adriana Amorim
 
Quando Monalisa Silvério, aos apenas nove anos de idade, entregou o rascunho de seu primeiro livro ao pai, Marcos Cassiano, logo se dirigiu a um especialista em literatura para avaliá-lo. "Pode publicar", disse ele, em alto e bom tom, classificando a obra Meu Cavalo Coragem como um romance. Daí por diante, a menina não parou e hoje, aos quase 17 anos, lançará seu quinto livro, seguindo o gênero que adotou "sem querer". Sob Asas (MC Leitura Arte, 360 páginas) será apresentado ao público neste sábado, na Livraria Saraiva do Midway Mall, das 17h às 21h.

E "sem querer", a jovem escritora abusou da imaginação e narrou o romance de uma jovem com um anjo. Teria sido a primeira publicação no Brasil com o uso desse elemento, mas a festa de 15 anos foi prioridade para ela, que presenteou os convidados com o primeiro capítulo dessa trama. "Aos 13 anos, sonhei com um anjo e nunca esqueci. Decidi transformá-lo em personagem, inserindo alguns elementos que julguei importantes",disse, revelando que toda a história se passa em uma cidade que sequer conhecia, Rio de Janeiro.

"Conhecia apenas pela TV e através de algumas pesquisas pessoais. Somente no ano passado é que fui conhecer a cidade. Muita coisa bateu com o que eu imaginava, mas ainda assim tive que reescrever alguns trechos", disse, apontando locais comuns à trama, como Copacabana, Cristo Redentor e Jardim Botânico. "Esta é a minha obra que mais me representa", adiantou ela, que em 2007 classificou-se em terceiro lugar na Bienal Nacional do Livro de Natal, com um conto.

TRECHO

"Dormi mais que o normal, tentando sonhar com Caio, mas foi inútil também. Na noite de sábado, eu fazia minhas tarefas em meu quarto enquanto beliscava algumas batatas fritas - as últimas do estoque, por sinal. Estava com dificuldade na matéria e pensei que talvez Matheus pudesse me ensinar melhor do que o professor idiota de história. Disquei rapidamente o número no celular. Ele atendeu na primeira chamada. Eu me assustei..."

 PRÓXIMA TRAMA SE PASSARÁ NA INGLATERRA

Hoje, Monalisa já tem em mente o enredo de seu próximo livro, que se passará na Inglaterra, lugar que também está apenas na imaginação. Enquanto coloca as ideias para fluir, ela se prepara para o primeiro vestibular de Letras. "Sempre gostei de ler e um dia sentei na frente do computador e comecei a escrever, resultando no primeiro livro. Até então, foi algo sem intenção, sem muita pretensão", disse a escritora, que tem no pai o maior motivador. Aliás, Marcos Cassiano também é escritor. É autor de Despertando Para o Saber (2002) e Jovens Idiotizados (2004), ambos com bases filosóficas.

"Sempre procurei orientar minhas filhas dentro de um processo educacional diferenciado. As escolas pecam porque não oferecem música, dança, literatura. Fui buscando esses complementos por fora. Hoje, Monalisa tem despertado o interesse pela literatura em outros jovens", disse, orgulhoso, Marcos, que tem formação em contabilidade, direito, filosofia, psicanálise e está concluindo psicologia.

...fonte...

...serviço... 
Sob Asas
 (MC Leitura Arte, 360 páginas)
 Monalisa Silvério
 04/08/2012 - 17h às 21h
 Livraria Saraiva do Midway Mall
84.9406-6597

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fiz uma visita e gostei!! Passa lá você também!!!