agosto 04, 2012

A CULTURA POTIGUAR ENCANTA E ACONTECE

  Agosto da Alegria terá como tema “É Festa para Deífilo”
São esperados 18 mil participantes do Rio Grande do Norte e mais
 10 estados brasileiros e 400 apresentações para um público estimado
em 100 mil pessoas durante o período
fotografia: Giovanni Sérgio

AGOSTO DA ALEGRIA HOMENAGEIA DEÍFILO GURGEL

Por
Alex Costa

A capital potiguar vai vivenciar pela segunda vez uma das maiores apostas que o Rio Grande do Norte já fez em reverência à cultura popular e suas diversas manifestações: o Agosto da Alegria. Sob o título de “É Festa para Deífilo”, a intenção é de homenagear um dos maiores expoentes da pesquisa folclórica no RN, Deífilo Gurgel, falecido em abril desse ano. “A nossa expectativa é a de superar o ano passado, quando realizamos o evento em setembro. Este ano faremos tudo no mês de agosto. Queremos tornar esse mês um período cultural aqui em nosso estado”, afirmou a secretária extraordinária de Cultura do RN, Isaura Rosado.

A expectativa é de superação em relação ao ano anterior, cujos números falam por si: foram mais de 30 dias de atividades, contando com 11 linguagens, nas quais participaram cerca de 15 mil brincantes e um público estimado em cem mil pessoas. Para este ano, o Governo do Estado, através da Secultrn/FJA, vai mobilizar 160 grupos culturais, tanto do próprio Estado, como também de lugares como o Pará, Santa Catarina, Maranhão, Bahia, Pernambuco, Paraíba, Mato Grosso e Espírito Santo.

“Esse misto de culturas e de vertentes artísticas unidas na capital potiguar irão fomentar o turismo. Agosto é um período de baixa estação no nosso estado. Porque não transformar isso unindo a cultura com o turismo da nossa capital?”, acrescenta Isaura Rosado.

O evento este ano espera aumentar também o número de participantes para 18 mil. A programação oficial começa no dia 8 de agosto e se estende até o dia 2 de setembro, em mais de 30 pontos diferentes.

“O Agosto da Alegria já é uma festa que deu certo. Pretendemos manter esse sucesso que levou milhares de pessoas para as ruas nos shows, nos cortejos, nas apresentações dos Brincantes, dos bonequeiros, dos bailarinos e em todas as manifestações culturais”, colocou a governadora do estado, Rosalba Ciarlini.

Para o secretário de turismo do estado, Renato Fernandes, a força e a pujança de qualquer região está na sua cultura. “Esse é um momento de valorização da cultura. Dez estados farão parte dessa festa que será vista por várias cidades do Brasil e do mundo. Sempre afirmo que não é possível dissociar turismo e cultura”, reforça.

O filho do principal homenageado do mês cultural, Alexandre Gurgel, agradeceu a oportunidade de ver o nome do seu pai valorizado mais uma vez no Agosto da Alegria. No ano passado, Deífilo Gurgel foi homenageado, ainda em vida, no primeiro ano do evento. “Foram 40 anos de dedicação e preservação da nossa cultura. Meu pai é visto como um grande lutador desse tipo de evento e hoje nós vemos esses frutos de tão maravilhoso empenho”, afirma.

 O Agosto da Alegria tem início no dia 8 e adentra o mês de setembro
A expectativa é de atração turística e promoção cultural

SOBRE O AGOSTO DA ALEGRIA 

A programação será dividida em 10 eixos temáticos (Circuito Brincantes, Circuito Parafolclórico, Artes Visuais, Artes Cênicas, Audiovisual, Academia, Diversidade, Feiras, Outros Agitos e Música). A exemplo do ano passado, com shows que levaram milhares de pessoas ao Largo do TAM, o Agosto do Alegria 2012 contará com os seguintes nomes: Martinho da Vila; Alceu Valença; Orquestra Contemporânea de Olinda; Khrystal; Pedrinho Mendes e Sueldo Soaress, dentre outros.

No circuito Audiovisual, a programação com mostras de cinema, oficinas e debates, além de exibição de filmes e documentários com a presença dos cineastas como Eduardo Escorel e Claudio Assis. Para os amantes do teatro, o Agosto da Alegria 2012 traz o melhor do teatro e da dança contemporânea, com a programação do Festival de Dança Contemporânea e os grupos do Projeto Sesc Palco Giratório, além de valorizar a produção universitária e escolar do nosso Estado, com as peças classificadas no FESTUERN. 

A programação inclui ainda exposições de arte e fotografia, feiras de artesanato, gastronomia e literatura, discussões acadêmicas, cortejos culturais e lançamento de publicações.

O Agosto da Alegria é uma realização do Governo do Estado e conta com parcerias da UFRN, UnP, UERN, SEBRAE, SESC, Forró da Lua, Poti Livros, Canne, Funarte e Fundação Joaquim Nabuco. A proposta do Agosto da Alegria é a de se tornar um evento nacional, como o Mossoró Cidade Junina e ganhar mais visitantes na capital num período de fraca visitação.

...fonte...
 Alex Costa
 www.defato.com

 ... programação... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fiz uma visita e gostei!! Passa lá você também!!!