setembro 13, 2012

SOL E MÚSICA, ALIMENTO PARA A ALMA

 "Toda alma é uma música que se toca"
Acróstico: Rubem Alves

NATAL É UMA FESTA

Por
Henrique Arruda

DOSOL 2012 

Final de ano se aproxima e com ele a expectativa pelos maiores festivais musicais de Nata/RNl. Além de mais três edições do Circuito Cultural Ribeira que, desde agosto, retornou com a missão de sacudir a vida cultural da cidade, trazendo em sua programação diversas opções musicais, a espera agora é pelo “Música, Alimento da Alma” [Mada], em outubro, e pelo Festival Dosol, em novembro.  

Em novembro, mais precisamente nos dias 10 e 11, a Ribeira receberá a 9ª edição do Festival Dosol, que por enquanto anunciou 20 atrações, sendo três delas internacionais: Truckfighters (Suécia), The Slackers (EUA) e Pez (Argentina). “Não acho que seja difícil montar um festival como o Dosol na Ribeira; muito pelo contrário, para mim a Ribeira é o lugar ideal”, comenta o produtor do Festival, Anderson Foca.

Ele faz mistério sobre as demais atrações, no entanto afirma que praticamente 99% do line-up está fechado. “Vamos soltar aos poucos, até mesmo pela questão do marketing”, justifica, anunciando que entre as atrações locais, além das já confirmadas, pode adicionar à lista também os nomes de Khrystal, Rosa de Pedra e Talma & Gadelha que, recentemente, trabalha no segundo álbum.

A grande novidade do festival este ano será o fermento colocado na massa. Além de acontecer em Natal, o Dosol vai passar por Caicó, Mossoró e São Paulo. “A gente aumentou bastante o potencial no RN, nunca fizemos uma expansão dessa”, avalia Foca.   
 
 ROSA DE PEDRA
Anunciada entre as atrações locais
A banda natalense contabiliza 10 anos de estrada    
 
Já sobre a passagem do Festival em São Paulo, que acontece no CineJóia no dia 3, ele explica que é fruto de uma parceria com a banda sueca Truckfighters e com a produtora paulista Inker. “A gente tá fazendo uma turnê com o Truckfighters, temos várias datas marcadas, na Argentina, Brasil e outros lugares. Então aproveitamos a data que tínhamos em São Paulo para fazer uma mostra do Festival Dosol por lá. Serão sete bandas, e aqui do RN, além de nós, quem vai também é o Monster Coyote”, conta.

Com relação aos estilos que estarão presentes no line-up, a receita segue a mesma aplicada nos anos anteriores: mistura. “Não estamos pensando muito nessa questão de estilos.

A ideia é juntar bandas boas mesmo”, comenta. Em Natal, o Dosol deve reunir 10 mil pessoas e ainda reserva uma segunda novidade: no domingo, dia 11, toda a programação será gratuita, dentro do Circuito Cultural Ribeira. “É mais uma oportunidade para quem não conhece o festival poder ir sem pagar nada”, avalia Anderson Foca.

A capital potiguar pode receber ainda a sua primeira Virada Cultural em dezembro. Tudo depende da aprovação do projeto pela Lei Câmara Cascudo de incentivo à cultura. A ideia é que 24 horas de programação gratuita tome conta da Ribeira. “Tudo depende da lei. Eles vão se reunir esta semana, pelo que parece. Sendo aprovado já temos inclusive os patrocinadores. Só não sabemos ao certo quais atrações porque não adianta especular sem ter essa confirmação”, conclui Anderson Foca.

  Criolo é a primeira atração nacional confirmada para esta edição do festival
Fenômeno de público e crítica,  Criolo, nome artístico de Kléber Gomes
O evento musical deixa a Via Costeira e volta para o bairro da Ribeira

MADA 2012

Por enquanto só um nome foi anunciado para a 13ª edição do Mada, Kleber Cavalcante Gomes, ou Criolo, como é mais conhecido o rapper, compositor e cantor paulista de 35 anos, que afirma não existir amor em SP. Ele estará no festival que acontece nos dias 19 e 20 de outubro, mas de acordo com o organizador do evento, Jomardo Jomas, toda a line-up deve ser fechada até semana que vem, quando começam as vendas dos ingressos.

“Na verdade nós tentamos com ele para o ano passado, porque apostávamos que iria surpreender o público, mas não deu certo porque falamos muito em cima da hora. Então esse ano já corremos com antecedência”, explica Jomardo, garantindo também que, assim como nos anos anteriores, todas as “tribos” passarão pelos palcos do festival. “Vai ser essa miscelânia bem interessante de estilos. Estamos trabalhando com algo em torno de quatro atrações mais conhecidas e várias bandas independentes”, diz.

“O Mada já tem essa tradição de apresentar novas bandas, como já trouxemos pela primeira vez o Cansei de Ser Sexy, Copacabana Club e tantos outros que geram esse interesse”, complementa. As bandas locais também terão espaço, de acordo com Jomardo, tanto as com mais estrada e repertório consolidado, quanto as mais novas.

No entanto, a maior surpresa anunciada pelo festival foi o seu retorno para o bairro histório da Ribeira. Saindo da Arena do Imirá, na Via Costeira, onde vinha acontecendo desde 2004. Agora a nova casa do Mada é o Estádio Senador João Câmara, localizado na Rua Esplanada Silva Jardim. “Muita gente está se questionando se alí não é Rocas, mas na verdade é Ribeira sim”, esclarece.

A reportagem esteve no local onde acontecerá a edição e constatou que o estádio tem fácil acesso e está bem cuidado, muito embora não apresente segurança. “Tem um rapaz que cuida do campo, ele fica aí nessa casinha ao final do muro”, informou o segurança da antiga Estação Ferroviária Federal Sampaio Correia, em frente ao estádio.

“Vamos cobrar do poder público uma estrutura de segurança, bem como de limpeza nos arredores”, destaca Jomardo, comentando também que por noite esperam-se cerca de 5 mil pessoas, podendo chegar até 7 mil, caso as ruas laterais também sejam liberadas para o evento. “Estamos trabalhando com essa possibilidade, para montar uma feirinha e outras atividades. Essa edição vai trazer muitas surpresas”, afirma.

O retorno também se justifica pelo atual momento que vive a Ribeira. “Nós saímos da Ribeira porque o processo de revitalização da época não dava sinais de existência, agora com o novo momento do bairro nada mais justo que voltássemos, até porque fazemos parte desse início”, explica Jomardo, comentando ainda que a intenção é permanecer no bairro durante as próximas edições.

“A edição do ano passado foi excelente, tínhamos deixado de fazer em 2010 porque os prazos de aprovação se estouraram e 2011 voltamos com força master. Agora acredito que essa volta para a Ribeira vá surpreender mais ainda. Desde que anunciamos isso a repercussão nas mídias sociais tem sido inacreditável”, diz.

...fonte...
 www.novojornal.jor.br    
 
...fotografia início postagem...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fiz uma visita e gostei!! Passa lá você também!!!