setembro 06, 2012

UM SONHO AINDA EM PEDAÇOS

 Três meses após remoção da gigante obra de Jordão, 
estátua continua jogada à própria sorte na Praça Omar O'Grady - Natal/RN
Comissão de moradores diz que são necessários R$ 12 mil para a
 remontagem da escultura, que pesa 28 toneladas
Fotografia: Aldair Dantas

ANJO AZUL AINDA AOS PEDAÇOS

Por
Francisco Francerle

Os moradores do conjunto Alagamar, Zona Sul de Natal/RN, estão reivindicando apoio da Prefeitura de Natal e dos empresários do ramo de turismo para a montagem das peças da escultura Anjo Azul, transferida de uma galeria de artes na avenida Hermes da Fonseca, há três meses, para a Praça Omar O'Grady. Segundo os moradores, a relocação do monumento foi uma parceria da comunidade do Alagamar com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SEMSUR), que possibilitou a remoção seccionada da obra, devido ao peso e à dificuldade de transporte, até o novo endereço.

Segundo uma comissão de moradores encabeçada pelo casal de advogados Jaime Aquino e Valéria Aquino, a remontagem do monumento encontra-se paralisada principalmente por problemas financeiros e também por questões técnicas que estão sendo resolvidas junto ao CREA e à própria Secretaria. "Já temos o alvará autorizando a instalação da estátua na praça, temos um engenheiro que vai assinar a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), mas ainda faltam os recursos financeiros que são estimados em torno de R$ 12 mil", disse Jaime, reforçando que a remontagem implica em contratação de profissionais e equipamentos especiais para furar o concreto. 

 O artista Jordão e o morador Jaime Aquino 
durante a remoção da escultura, ainda no Tirol
Fotografia: Rodrigo Sena

O trabalho será acompanhado de perto pelo artista plástico Jordão, autor da obra, que está, inclusive, morando próximo ao Alagamar. "Será um trabalho cuidadoso, pois a escultura será remontada como um quebra cabeças de 28 toneladas. Todo o empenho será providenciado para o rápido reerguimento do Anjo Azul ainda mais belo. Mas apelamos para a manifestação dos empresários e de todos que desejarem fazer suas contribuições", disse.

Consultado pela reportagem, o secretário de Serviços Urbanos da Prefeitura de Natal, Luís Antônio, disse que apesar do acordo firmado com a comunidade ter sido somente para a transferência das peças da estátua, o órgão está aberto para qualquer outra participação. "Se não há disponibilidade de recursos mas certamente poderemos ajudar de outra forma. Firmamos o compromisso de salvar as peças, agora é uma obra de engenharia. A comunidade também pode procurar o Governo do Estado e empresários que poderão ter outros meios de contribuir", sugeriu.   

 À mercê da chuva e do sol, a escultura de 12 metros do artista Jordão
está aos pedaços  na praça Omar O’Grady, em Ponta Negra - Natal/RN
Fotografia: Aldair Dantas 
 
CONTRIBUIÇÃO TURÍSTICA

Enquanto persiste a falta de apoio, os pedaços da obra do artista plástico Jordão estão espalhados na praça. Pernas, braços, asas, corneta e a base correm o risco de depredação por parte dos vândalos que já quebraram os dedos da mão da estátua. A cabeça, que é peça mais valiosa do conjunto, que pesa duas toneladas, está na casa de um dos moradores. A advogada Valéria Aquino diz que nenhuma daquelas peças é entulho tudo vai se encaixar na hora da montagem, precisamos apenas de apoio financeiro. A ideia dos moradores é de que a estátua venha a contribuir para a praça fazer parte do roteiro turístico da cidade.

  Antiga moradia do Anjo Azul 

HISTÓRICO

Em 2010, a Galeria Anjo Azul encerrou as atividades. O proprietário vendeu o prédio para o empresário Adroaldo Carneiro. A primeira intenção era doar o Anjo Azul para a Prefeitura do Natal para transportá-lo a qualquer ponto da cidade. O custo da remoção não fez vingar a ideia. Depois cogitou-se transferir para a praia de Caraúbas, em Maxaranguape, Litoral Sul, mas também não deu certo. Até que os moradores do conjunto Alagamar manifestaram interesse em ficar com a estátua, conseguindo fazer o transporte de forma seccionada.


...contribuições...
84.9414.0881 e 84.9414.8918
 carmemvalerialions@hotmail.com 
 rejanemary@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fiz uma visita e gostei!! Passa lá você também!!!