outubro 19, 2012

AS NUVENS AZUIS DE GILBERTO LEÃO

  AQUIETANDO O FACHO NAS NUVENS AZUIS
Gilberto Souza Leão foi proprietário do Fellini e Coco Beach, em Natal; 
Cariocando, em João Pessoa; Isla do Mar, no Caribe, e Via Brasil, na Itália.
Agora, um retorno às raízes e uma aposta na culinária regional
 Fotografia: Júnior Santos

 AS NUVENS AZUIS DE GILBERTO LEÃO

Via
Tribuna do Norte

Eles já viajaram muito pelo mundo afora e agora estão "aquietando o facho" no litoral Sul. Pegando carona na linguagem popular, que tem tudo a ver com a nova fase do casal Gilberto Souza Leão e Waleska Maux, contamos a história do restaurante As Últimas Nuvens Azuis da Alameda Principal, um self-service de comida regional que abriu suas portas no último dia 12, não por acaso no dia dedicado à Nossa Senhora Aparecida. Localizado na avenida Praia de Cotovelo, sentido Natal, a casa será um diferencial por oferecer menu típico da região do Seridó em sistema de buffet.

 Decoração dominante é tipicamente sertaneja
  Fotografia: Júnior Santos

Todo o ambiente da casa remete às cidades do interior, desde as paredes de taipa (barro com amarração em cipó), ao quintal cenográfico, com a "Bodega do Tio Paizinho" para auxiliar a venda de peças artesanais e doces caseiros, além da gruta com a imagem de Sant'Anna, a padroeira de Caicó. Prestes a completar 60 anos de idade, o restauranter Gilberto - que acumula diversas experiências empresariais bem-sucedidas em seu currículo - apresenta mais uma vez uma proposta diferenciada. "Por motivos pessoais, decidimos nos estabelecer por aqui, na praia, apostando na culinária regional com variedade e qualidade", diz.

  A jornalista Waleska Maux e o restauranter Gilberto Souza Leão
apostam em uma comida com qualidade, uma culinária 
de gosto forte, bem temperada e com muitas nuances
 Fotografia: Júnior Santos 
 
Inicialmente, o "Nuvens Azuis" abrirá de quinta a domingo oferecendo buchada de bode, picado, galinha caipira, carne de sol, arroz de leite, paçoca, farofa d'água, pirão, galinhada, ova de curimatã, feijão verde, entre outros pratos tipicamente nordestinos. No fim da tarde, servirá café e tapiocas recheadas. Gilberto garante que os ingredientes são "importados" de Caicó, berço da família da jornalista e escritora Waleska. "Eu sou um 'Souza Leão', tradicional família pernambucana que deu origem ao famoso bolo, considerado hoje patrimônio imaterial de Pernambuco, e minha esposa é do Seridó. Achamos interessante esse retorno às nossas raízes", declara.

A  imagem de Sant'Anna ganha uma gruta na casa
 Fotografia: Júnior Santos 
 
O nome do restaurante é inspirado numa florzinha típica do litoral chamada "nuvem azul", que nasce e se reproduz em região de dunas. Antigamente, as donas de casa de Cotovelo e adjacências plantavam bastante esse tipo de flor nos jardins, então o título surgiu assim, como uma inspiração poética. Mostrando algumas mudinhas que serão cultivadas nos canteiros, Gilberto aponta mais uma curiosidade do espaço. "Vamos preencher tudo isso aqui com nuvens azuis". Entusiasmado com o novo projeto, o empresário está confiante de que o público vai aprovar as ideias do casal.

A cozinha será típica do sertão e uma bodega auxiliará
a venda de peças artesanais e doces caseiros
Fotografia: Júnior Santos  
 
Para Waleska, o fato de ser um buffet, no peso, vai atrair as pessoas que muitas vezes querem apenas experimentar uma proposta gastronômica diferente, mas não sabem aprovarão o menu. "Temos consciência de que atenderemos bem ao público local, que valoriza suas raízes, e os turistas, que frequentam essa região o ano inteiro". Ela informa que haverá eventos culturais no restaurante, como luaus e saraus.

O primeiro lançamento, programado para o dia 15 de novembro (17h), será do livro O Matuto Atrapaiado, da escritora e advogada Ana Heloísa Rodrigues Maux. A publicação foi lançada em primeira mão na Bienal do Livro de São Paulo, através da Rede Brasileira de Escritores.

...fonte...

...serviço...
As Últimas Nuvens Azuis da Alameda Principal
Av. Praia de Cotovelo, 3017. Cotovelo/Parnamirim - RN
Quinta a domingo, a partir do meio-dia
84.9937-7097

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fiz uma visita e gostei!! Passa lá você também!!!