outubro 20, 2012

O QUE DAR PRA GARANTIR É QUE É ROCK

  BANDA FAR FROM ALASKA
Apesar do temor devido ao pouco tempo de existência do quinteto,
 a banda Far from Alaska mostrou bastante desenvoltura  frente ao público,
além do peso das guitarras, os trabalhos vocais
 
 QUINTETO POTIGUAR VENCE FESTIVAL DE ROCK EM SÃO PAULO
  
Por
 David Shalom


São apenas seis meses de banda. O primeiro EP foi gravado a menos de uma semana da data limite para a inscrição do concurso. Ainda assim, os potiguares do Far from Alaska venceram o Som Pra Todos e  tocaram na abertura do Planeta Terra Festival 2012, neste último sábado (20), no Jockey Club de São Paulo.

"A ideia de nos juntarmos veio em dezembro do ano passado, mas começamos a ensaiar só em abril", contou  Emmily Barreto, 21, vocalista do quinteto, logo após o anúncio do grupo como vencedor do concurso. Foi preciso superar nove concorrentes para chegar à final, em votação popular realizada pela internet - destas, três foram selecionadas para se apresentar diante dos jurados. "Precisávamos de um vídeo para a inscrição, então filmamos o céu com a música de fundo. Não tem nada no vídeo", se diverte.

Rafael Brasil, Christiane Botarelli, Emmily Barreto, Lauro Kirsch e
Eduardo Filgueira, em performance durante a final do Som Pra Todos,
realizada no Na Mata Café, em SP, na quinta-feira (18)
Fotografia: Léo Pinheiro/Terra  

Por esses motivos, para a cantora e seus colegas - a tecladista Chris Botarelli, 26 anos, o guitarrista Rafael Brasil, 23, o baterista Lauro Kirsch, 23, e o baixista Eduardo Filgueira, 24 - soou ainda mais "surreal", em suas próprias palavras, a conquista do prêmio, que também inclui um contrato com a gravadora Deck Disc. "É o Planeta Terra! A gente já ia ficar 'louca' só de ir ao festival. Agora vamos tocar nele!", celebrou Botarelli, sorridente. 

Apesar do temor devido ao pouco tempo de existência do quinteto, o Far from Alaska mostrou bastante desenvoltura frente ao público que lotou a casa noturna na zona sul da capital paulista. Mas há um motivo para isso: antes da banda, ao menos um de seus integrantes já havia tocando com um outro em outro projeto. "Somos um grupo de amigos que resolveu se juntar para tocar. Temos intimidade, algo que já vem de tempos", explicou Kirsch. 

Para o futuro próximo, o principal objetivo do Far from Alaska é 
gravar um disco, o primeiro de sua carreira. 
  "O que dar pra garantir é que é Rock"

 FAR FROM ALASKA

''O Far from Alaska é uma banda de rock de Natal/RN nascida no primeiro semestre de 2012 e formada por velhos conhecidos da cena rock potiguar: Emmily Barreto (voz), Rafael Brasil (guitarra), Cris Botarelli (voz / synth), Edu Filgueira (baixo) e Lauro Kirsch (bateria). Talvez pelo time de veteranos, a notícia de lançamento do FFA foi recebida com bastante expectativa pelo público local, o que acabou rendendo visibilidade nacional e internacional ao primeiro single, “Thievery”, lançado em 27/09/2012 e a escalação para tocar no Festival do Dosol (RN) em novembro de 2012.

É difícil rotular o estilo do Far from Alaska. Com um vocal que alterna momentos doces e raivosos e um instrumental que passa pelo indie, progressivo, metal e toques de psicodelia, o quinteto optou por dar, então, um nome "personalizado" para a música que executa. "A gente brinca que tocamos o 'rock something', o 'rock alguma coisa'", disse Botarelli. "É a cara de nós cinco juntos. Cada um trouxe suas influências e saiu isso aí."

A vocalista Emmily Barreto durante o show da banda Far from Alaska
 Fotografia: Léo Pinheiro/Terra   

O diferencial também fica por conta dos vocais do quinteto, comandados por uma mulher, Barreto, e reforçados por outra, Botarelli. "Temos a consciência de que ter uma garota nesse posto deixa, sim, nossa música mais acessível ao grande público", aposta Brasil. "Temos partes mais pesadonas, às vezes, que poderiam não atrair tanto as pessoas. Mas com uma mulher no palco chama mais atenção. O público em geral se sente mais confortável", reforçou Filgueira.

O primeiro EP da banda contém quatro músicas e foi gravado no Estúdio Dosol (RN), com produção de Dante Augusto (Calistoga) e mixado no Estúdio Costella (SP) por Chuck Hipólito. Com um som difícil de explicar, o Far From Alaska conta com influências tão diversas quanto controversas, resultando em uma proposta interessante de não ter proposta. O que dá pra garantir é que é rock.

...fonte...
 David Shalom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fiz uma visita e gostei!! Passa lá você também!!!