novembro 30, 2012

AS PAISAGENS DO ECOSSISTEMA POTIGUAR

 Dunas do Rosado, Areia Branca/RN, deu o primeiro lugar do concurso 
"Paisagens do Ecossistema Potiguar" a Vlademir Alexandre

FOTOGRAFIA

"PAISAGENS DO ECOSSISTEMA POTIGUAR"
VENCEDORES DO CONCURSO FOTOGRAFIA DO IDEMA

Via
Jornal DeFato

Através do clique de vários fotógrafos potiguares, a beleza e a riqueza dos ecossistemas do Rio Grande do Norte estarão para sempre preservadas. Momentos únicos da fauna e flora da caatinga, mata atlântica, dunas, restinga, serras, tabuleiro litorâneo, manguezal, mar, rio, lagoas e muitos outros foram imortalizados por meio das 365 fotos inscritas no Concurso IDEMA de Fotografia “Paisagens do Ecossistema Potiguar”, promovido pelo órgão ambiental entre os meses de junho a outubro deste ano.
 
Para julgar as fotografias e selecionar as três vencedoras do certame, o IDEMA convidou profissionais ligados à fotografia e ao jornalismo ambiental. O corpo de jurados foi formado pelos fotógrafos Alex Gurgel, presidente da Associação Potiguar de Fotografia (APHOTO) e Marcelo Barreto, os jornalistas Tácito Costa e Camilo Torquato, além do produtor cultural Marcos Sá – que participou da comissão julgadora de todos os concursos anteriores promovidos pelo órgão.

O julgamento das fotografias considerou os critérios técnicos estabelecidos no regulamento do concurso e selecionou as vencedoras por meio de sistema de votação com pontuação. Após a apuração final, o resultado apontou como grande vencedora do Concurso de Fotografia “Paisagens do Ecossistema Potiguar”, a fotografia de Vlademir Alexandre, com um registro das Dunas do Rosado, em Areia Branca. Pela conquista, o fotógrafo irá receber uma premiação de três mil reais.

A bela fotografia de Magnus Nascimento, retratando o sofrimento da 
população do semiárido em buca de água, ficou em segundo lugar

A segunda colocação do concurso ficou com o fotógrafo Magnus Nascimento, que com um registro em Lajes do Cabugi, conquistou o prêmio de dois mil reais. O terceiro lugar foi para o participante José Bezerra Segundo, com um registro em Martins. Pela terceira colocação, o fotógrafo receberá um prêmio no valor de mil reais.  

De acordo com Camilo Torquato, assessor de comunicação do IDEMA e membro do júri, a maior parte das fotografias inscritas é de altíssima qualidade. “Em meio a tantas fotografias exuberantes, o papel dos jurados chega a se tornar uma tarefa árdua. Fazer parte da equipe julgadora e poder conferir toda a riqueza do material concorrente é bastante prazeroso, mas selecionar as melhores fotografias não é algo assim tão fácil quando se tem fotos em tão alto nível. A escolha de cada julgador deve considerar aspectos técnicos, mas não se pode negar a subjetividade existente nesse processo de seleção”, afirmou o jornalista.

Além das três fotografias vencedoras, a equipe julgadora selecionou outras dezessete fotos merecedoras de menção honrosa. Todas as 20 fotografias selecionadas pelo júri estão disponíveis na página do IDEMA.  No próximo ano, o IDEMA irá realizar uma exposição fotográfica no Parque das Dunas contemplando as vinte fotos eleitas pela comissão julgadora.

 José Bezerra Segundo ficou em terceiro lugar com o registro do anoitecer 
na região serrana, uma das mais belas do Rio Grande do Norte

“A ideia inicial era promover a exposição e divulgação do resultado no Parque das Dunas, durante a programação dos 35 anos da unidade. Todavia, a Folha das Artes, espaço de exposições do Parque, encontra-se interditada para processo de manutenção. Em função deste imprevisto, faremos a exposição no próximo ano, logo após a liberação do local”, informou Camilo Torquato, que aproveitou a oportunidade para agradecer aos participantes do concurso. “Em nome do IDEMA agradeço e parabenizo todos aqueles que concorreram ao certame, e, independente do resultado do concurso, estão sempre contribuindo com as ações de preservação e conscientização ambiental.”

O Concurso IDEMA de Fotografia “Paisagens do Ecossistema Potiguar” reuniu fotógrafos profissionais e amadores, que concorreram aos prêmios de três mil, dois mil e mil reais. As fotografias inscritas no concurso passarão a ser de propriedade do IDEMA, que poderá fazer uso das mesmas em seu material institucional – desde que preservados os créditos do autor.

Este é o quinto concurso fotográfico realizado pelo órgão ambiental, que investe constantemente em iniciativas que estimulam a preservação ambiental e divulgação dos principais cartões postais do Estado. Em 2004 o IDEMA privilegiou o Parque das Dunas, lançando o “Concurso Internacional do Parque das Dunas”. Em seguida o órgão lançou os Concursos “Ecossistemas do Rio Grande do Norte”, em duas edições, 2006 e 2007. Em 2009 o IDEMA contemplou as áreas de preservação ambiental, lançando o “Concurso de Unidades de Conservação e Monumentos Ecológicos do RN”.

...fonte...
www.defato.com

...visite... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fiz uma visita e gostei!! Passa lá você também!!!