dezembro 06, 2012

CENAS DE UM RIO GRANDE DO NORTE

  "MINHA TERRA, MEU CHÃO..."
 Essa é a primeira exposição do Coletivo Caçadores de Imagens
trazendo à tona a divulgação de fotografias autorais do seu  grupo,
retratando crenças, paisagens e situações do cotidiano, uma
mostra da fotografia arte de amadores e profissionais

  Fotografia: Antônio Câmara   
  
FOTOGRAFIA    
  
 "MINHA TERRA, MEU CHÃO"
CENAS DE UM RIO GRANDE DO NORTE

Por 
José Carlos da Silva

O Coletivo Caçadores de Imagens apresentou nesta sexta-feira (07), a exposição fotográfica "Minha Terra, Meu Chão - Cenas de um Rio Grande do Norte", no Solar Bela vista, Cidade Alta - Natal/RN. A mostra  reúne trabalhos de fotógrafos amadores e profissionais, perfazendo diferentes linguagens e estilos. São 22 fotografias abordando aspectos da identidade regional potiguar, retratando crenças, paisagens e situações do cotidiano. A exposição ficará no Solar Bela Vista até o dia 14 de dezembro.

O projeto para lançar a exposição fotográfica começou a ser focado há cerca de três meses, quando  apreciadores  da fotografia arte e membros de um grupo que aborda o mesmo tema em uma rede social na internet, perceberam a necessidade de trazer - do espaço virtual para o físico -  o excelente material que alí é postado por alguns de seus participantes, surgindo daí o Coletivo Caçadores de Imagens.
 
   Fotografia: Carlos Alexandre Câmara

Essa é a primeira exposição do Coletivo  Caçadores de Imagens trazendo  à tona a exploração e a divulgação de fotografias autorais do seu  grupo. A pretensão do Coletivo é, a partir de agora,  agendar uma mostra fotográfica que trará imagens e temas diferentes a cada quatro meses. 

Para que isso venha a viabilizar-se, o Coletivo Caçadores de Imagens reune-se quinzenalmente para tratar de toda a logística necessária. Para este evento, o Coletivo conta com o apoio cultural da APhoto - Associação Potiguar de Fotografia e do Blog Potiguarte.
.
 Fotografia: Carla Belke

O OLHAR DE CADA UM

O Coletivo Caçadores de Imagens inicia o seu calendário de exposições com "Minha Terra, Meu Chão...", exibindo fotografias de Aluísio Bezerra, Antônio Câmara, Bruno Lacerda, Carla Belker, Carlos Alexandre Câmara, Fernando Chiriboga, Heider Miranda, Hênio Bezerra, José Carlos da Silva, Josuá Carlos e Pedro Morgan. A exposição é composta de 22 fotografias retratando cenas do Rio Grande do Norte sob a ótica de cada participante. Um olhar minucioso sobre o que se produziu para a mostra irá detectar um apanhado de que faz de cenas díspares uma unidade. Cada foto uma obra de arte.

"Minha Terra, Meu Chão..." não é uma coletiva de acordo com os padrões tradicionais, mesmo nos expondo a relação afetiva do fotógrafo com o estado do Rio Grande do Norte; são 22 fotografias, que embora não exista a obrigatoriedade que  dialoguem entre si, oferecem um tributo ao Estado e destacam a técnica de cada fotógrafo, amador ou profissional, em um mesmo suporte: A fotografia arte. 

Fotografia: José Carlos da Silva

São fotografias a serem apreciadas - sem moderação - de um primoroso trabalho que sai da realidade virtual ou da tela do computador e entra no mundo analógico do papel e da tinta, aquele que se apalpa e tem cheiro. Para essa exposição, os fotógrafos caminharam à procura de realidades desejadas, que, uma vez encontradas, foram capturadas por suas câmeras, preservadas e finalmente materializadas.

Além de apreciar essas verdadeiras obras de arte, os visitantes vão ter a chance de levá-las para casa, já que todas as fotografias da exposição estarão à venda e a renda revertida para uma entidade ainda a ser apontada pelo Coletivo. A intenção, também, é tornar a mostra fotográfica como uma grande incentivadora para o surgimento de outros tantos Coletivos, o que virá, obviamente, enriquecer a fotografia potiguar.

 ...fonte...
José Carlos da Silva

Se copiar textos e ou fotografias, atribua os créditos!  
Os direitos autorais são protegidos pela Lei n° 9.610/98, violá-los é crime!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fiz uma visita e gostei!! Passa lá você também!!!