dezembro 09, 2012

LUZ, CÂMERA, RIO GRANDE DO NORTE

  Castelo de Bivar em Carnaúba dos Dantas/RN
Um dos belos cenários do filme “O Homem que Desafiou o Diabo”
Fotografia: Canindé Soares

O RN NAS TELAS DO CINEMA E DA TELEVISÃO

Por
Yuno Silva

As tomadas aéreas do ator Marcos Palmeira cavalgando como Ojuara em "O Homem que desafiou o Diabo" às margens do açude Gargalheiras em Acari, circulando entre populares pelas ruas de São Gonçalo de Amarante ou adentrando o Castelo de Bivar em Carnaúba dos Dantas, ainda estão frescas na memória. Revirando um pouco mais as lembranças, a reconstituição do período da Segunda Guerra Mundial vista durante o filme "For All - O Trampolim da Vitória" impressionam pelo cuidado da premiada direção de arte. Os noveleiros e noveleiras de plantão, na casa dos 35 anos, ainda devem se lembrar das caras e bocas de Tina Pepper (Regina Casé) na escrachada "Cambalacho", de 1986, cantando na saudosa boate Royal Salute ou rolando pelas dunas de Jenipabu.

 A exemplo de "Flor do Caribe", próxima novela das seis da TV Globo com estreia prevista para março ou abril de 2013, que vem sendo gravada no RN desde 19 de novembro, outros folhetins e produções cinematográficas tiveram como pano de fundo passagens históricas e paisagens do Rio Grande do Norte. Nem todas fizeram menção direta a Natal ou ao Estado, mas aproveitaram o cenário das dunas (principalmente) para emular outros lugares. A lista de novelas e filmes que tiveram repercussão nacional não é extensa, mas contribuíram sobremaneira para divulgar o RN como destino turístico.

"Cambalacho" de Sílvio de Abreu, exibida há 26 anos no no horário das sete, foi a primeira a desembarcar em solo potiguar. Na trama, que destacou pontos turísticos em rede nacional, Tina Pepper encerra sua participação na novela com passeios de bugue pelas dunas de Jenipabu, mergulho na piscina do Hotel Reis Magos e vídeo clipe na Royal Salute. Porém, apesar de não fazer menção direta ao RN, o primeiro grande destaque foi a adaptação do romance de Jorge Amado "Tieta do Agreste" para a televisão em 1989/90. "Era diretor da Emproturn nessa época, e fiquei sabendo da intenção de gravar o final de Tieta nas dunas do Ceará", lembrou Fernando Bezerril, atual presidente do Natal Convention Bureau. Bezerril, que conhecia Reynaldo Boury, um dos diretores da telenovela, esteve na TV Globo no Rio de Janeiro com um catálogo de fotos e apresentou o potencial das dunas potiguares. "O Reynaldo veio pra cá e visitamos Jenipabu e Pitangui. Foi Tieta que abriu as portas do RN para outras novelas e filmes", considera.


Dunas de Jenipabu no município de Extremoz/RN
Um óasis em pleno litoral potiguar para as novelas globais
Fotografia: Canindé Soares

Uma das curiosidades das gravações, lembrou Bezerril, foi a cena das cabras. "Como Tieta (Betty Faria) era vista como 'cabritinha' na novela, apelido que ressaltava o lado namoradeira da personagem, fizeram uma tomada onde cerca de 15 cabras corriam soltas pelas dunas. Só não pensaram como recapturar os animais", recorda Fernando com humor. "Eram as melhores cabras do então prefeito de Ceará Mirim Orione Barreto, que me perguntou quando soltaram os bichos: 'E quem é que vai buscar depois?' Aí o diretor virou e disse que seria ele mesmo. Até hoje deve ter cabras andando por lá", diverte-se.   
 
 Dunas do Rosado em Porto do Mangue/RN
Cenário para a novela "O Clone" de Glória Perez
 Fotografia: Canindé Soares

Logo em seguida veio "Despedida de Solteiro" (1992/93), de Walther Negrão, também com Reynaldo Boury entre os diretores, onde Natal serve como destino para o casal vivido por Lúcia Veríssimo e Paulo Gorgulho - os atores gravaram cenas no hotel onde estavam hospedados e nas indefectíveis dunas de Jenipabu.

O RN só voltaria a ser locação para novelas dez anos mais tarde, com "O Clone" (2001/02), de Glória Perez, quando as dunas do Rosado, em Porto do Mangue, emularam o deserto marroquino. Foram dois dias de filmagens, que envolveram uma equipe de 30 pessoas e renderam 10 minutos no capítulo final da novela. Giovanna Antonelli (Jade), Murilo Benício (Lucas/Leo), Juca de Oliveira (Dr. Albieri) e Stênio Garcia (Tio Ali) participaram das gravações de cinco cenas para três finais possíveis. Ano passado, a minissérie da Record "Sansão e Dalila" também usou as dunas para substituir paisagens desérticas.

 "A diferença de 'Flor do Caribe' para as outras", disse Fernando Bezerril, "é que a Globo veio por conta, ninguém foi atrás. O Governo do RN também não precisou bancar transporte e hospedagem, apenas entrou com apoio logístico como segurança". As gravações de "Flor do Caribe", escrita por Walther Negrão com direção de Jaime Monjardim, começaram dia 19, na Base Aérea de Natal, e seguem até o próximo dia 21 de dezembro. Durante esse período serão feitas as imagens de Natal e do RN para toda a novela, intercaladas com o material produzido na cidade cenográfica de Vila dos Ventos, montada nos estúdios do Projac. Cerca de 80 pessoas estão envolvidas na produção. 

 Fortaleza do Reis Magos, Natal/RN
 Serviu de cenário para breves tomadas para a
 produção luso-brasileira "Bocage, o Triunfo do Amor"
Fotografia: Canindé soares

CENAS DIVERTIDAS E INESQUECÍVEIS

Em 1997, a produção luso-brasileira "Bocage, o Triunfo do Amor" fez breves gravações na Fortaleza dos Reis Magos. Dirigido por Djalma Limongi Batista, o filme foi inspirado na vida e obra do poeta português Manoel Maria Barbosa Du Bocage, símbolo libertário da sexualidade dos países de língua portuguesa. O longa metragem levou o Prêmio Especial do júri no Festival de Gramado daquele ano, e chamou atenção para a quantidade de cenas de nus.

Nesse mesmo ano, o papel estratégico de Natal durante a Segunda Guerra Mundial foi o mote para a comédia "For All - O Trampolim da Vitória", do diretor Luiz Carlos "Bigode" Lacerda. Betty Faria, José Wilker, Paulo Gorgulho e Caio Junqueira formavam o núcleo principal do elenco. "For All" recebeu vários prêmios em Gramado, entre eles o de melhor Filme e Roteiro; e no Festival de Miami, faturou melhor Filme e Direção de Arte. Ambientado em 1943, o longa metragem foi o que mais usou figurantes locais até o momento.  


Já "O Homem que desafiou o Diabo", gravado em 2006 e lançado em 2007, baseado no livro de Ney Leandro de Castro "Pelejas de Ojuara" (1986), conferiu maior destaque ao elenco local, formado por 25 atores - João Júnior, Pedro Mendes, Tiquinha Rodrigues, Doc Câmara, Quitéria Kelly, Geraldo Maia, Titina Medeiros, Bárbara Cristina, Dimas Carlos e Tarcísio Gurgel, entre outros. O papel principal era de Marcos Palmeira. Foram seis semanas de filmagens em sete cidades do RN, e algumas cenas entraram para o hall das mais hilárias - pelo menos para o público potiguar - como a passagem secreta criada entre o Palácio Potengi e a Fortaleza dos Reis Magos. (Colaborou: Cinthia Lopes)

...fonte...
Yuno Silva

...colaboração...
Cíntia Lopes 
www.tribunadonorte.com.br
 
Se copiar textos e ou fotografias, atribua os créditos!  
Os direitos autorais são protegidos pela Lei n° 9.610/98, violá-los é crime!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fiz uma visita e gostei!! Passa lá você também!!!