dezembro 16, 2012

CLÁUDIO CASTORIADIS: FILOSOFIA PREMIADA

Cláudio Castoriadis chega à final do Top Blog 2012
Ele, juntamente com o blog Potiguarte, encontra-se no Top 3
Dois blogs potiguares, Natal e Mossoró, em destaque nacional
Fotografia: Fernanda Albano

FILOSOFAR É PRECISO

Por
 Jornal De Fato

A filosofia é considerada a “mãe” de todas as ciências e tal rótulo parte de um motivo simples: foi de questionamentos do cotidiano que surgiram as grandes soluções propostas pelo conhecimento humano. Mas, na verdade, nem tudo na filosofia é tão simples assim! O nível de abstração e perspicácia que lhe é exigido não é comum a todos. É tão complexo que, na música “Língua”, Caetano Veloso desafia e, avisa: “só é possível filosofar em alemão”.

No entanto, o jovem mossoroense Cláudio Castoriadis vai de encontro à afirmação do tropicalista e nos volta a colocar a filosofia no patamar da simplicidade. Formado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Cláudio é um ávido leitor de clássicos e contemporâneos pensadores na área da Cultura, Política, Literatura e, claro, Filosofia.

A maturidade adquirida ao longo de tanta leitura foi o prato cheio para a motivação de sair dos livros – sem deixá-los – e entrar na virtualidade, através da criação de um blog integralmente dedicado a compartilhar conhecimento. 

A ideia de Cláudio é tão simples quanto à literatura, na mesma proporção que também atinge a complexidade da filosofia. Primeiro, para entender a ideia do jovem: ele posta na sua página na internet resenhas, comentários, resumos das obras dos pensadores que ele leu. A ideia surgiu em 2010, quanto ainda estava na universidade.

 “Havia vários pensadores contemporâneos que a gente não via na Academia e eu comecei a me interessar por eles. Daí, comecei a procurá-los, lê-los e pensei que, assim como eu, outras pessoas também deveriam ter a necessidade de conhecer esses novos nomes”. Foi no pensar que ele resolveu compartilhar os textos. 

A intenção ganhou um formato bem definido: ele simplificou o repasse das teorias em textos mais didáticos, contextualizado com questões políticas e culturais. Os textos de Cláudio começaram a despertar a curiosidade de outras pessoas ávidas por conhecimentos e a ideia logo se transformou numa rede de compartilhamento.  

“Estudantes, pesquisadores e professores de todo o Brasil acessam o meu site. Geralmente, quando se coloca o nome de algum estudioso, se tiver no meu blog, o site de busca sempre exibe o link”, assegura ele. Hoje, Cláudio mantém um diálogo constante com diversas pessoas que colaboram com a ideia, trocam dicas de leituras e transforma a internet numa grande teia de conhecimento. 

 CLÁUDIO CASTORIADIS
 Filósofo e blogueiro mossoroense tem talento reconhecido
Talento que o levou a estar na final do maior prêmio nacional para blogueiros

Fotografia: Fernanda Albano

OSCAR DO BLOG

O acervo de leitura de Cláudio começou de forma despretensiosa e em curtíssimo tempo ganhou rumos e proporções inesperados por ele. Até pouco tempo, o blog era acessado, em média, por cerca de 200 pessoas diariamente – um número considerável, haja vista a especificação do conteúdo.

Esse número, no entanto, hoje mais que dobrou, atingido a casa dos 500 acessos diários depois que blog de Cláudio chegou ao ranking dos finalistas da maior premiação nacional para blogueiros, o Top Blog 2012, na categoria “Arte e Cultura/blog pessoal/júri acadêmico”.  

“Eu nunca imaginei que um dia estaria na final do que pode ser considerado o ‘Oscar dos Blogs’ para uma ideia que nasceu naturalmente”, deslumbra o garoto, que já se articula para viajar a São Paulo no início do próximo ano, quando participará da solenidade de anúncio do vencedor e premiação dos três primeiros colocados.

A premiação elege os melhores através de uma eleição do público e de uma indicação oriunda de um júri especializado, o que aconteceu no caso de Cláudio. 

Além dele (o único mossoroense), outros dois potiguares estão na lista dos finalistas em outras categorias. “Estamos nos juntando e conversando para podermos participar da premiação no próximo ano”, repassa.  

Os outros dois concorrentes de Cláudio na categoria de Arte e Cultura também são nomes de peso. Os outros dois alimentam um blog voltado para cinema: ‘Cinegnose’ e ‘Pipoca com Manteiga’. “Já estou muito feliz porque não esperava isso”.  

Os curiosos que desejem acompanhar as postagens de Cláudio podem se preparar para uma infinita e constante viagem por diversos pensamentos. Ah, um conselho, prepare o cerebelo para muita disposição porque o ânimo do garoto é voraz. Ele chega a postar até nove textos por semana: “dependendo do meu ânimo, do meu estado de espírito e leituras”, diz ele para justificar o ritmo de postagens. 

 Os textos de Cláudio começaram a despertar a curiosidade 
de outras pessoas ávidas por conhecimentos e a ideia logo 
 se transformou numa rede de compartilhamento
Fotografia: Fernanda Albano

NOVOS RUMOS

O trabalho de Cláudio parece estar só começando. A cabeça do jovem não para de tantas ideias que ele planeja pôr em prática como resultado de suas leituras. Além do Blog, ele já trabalha na elaboração de um livro sobre Nietzsche.

“Será uma junção de textos sobre vários aspectos do pensamento dele”, explica. E tem mais! Ele também já dá os primeiros passos na ideia de um projeto para divulgar obras de escritores uruguaios e argentinos.

NOME

Sempre com um pé na filosofia, o endereço do blog mantém o seu primeiro nome de registro “Claudio” adicionado o sobrenome Castoriadis, do filósofo grego Cornelius, conhecido pelos seus apontamentos sobre Política. O que você confere adiante.

...fonte...

 Se copiar textos e ou fotografias, atribua os créditos!
Os direitos autorais são protegidos pela Lei n° 9.610/98, violá-los é crime!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fiz uma visita e gostei!! Passa lá você também!!!