dezembro 13, 2012

GUARDIÃO DAS COISAS RARAS

 Antônio Marques (em sua casa, onde funciona sua segunda galeria) 
mostra parte da coleção que irá expor no Museu dos Ex-Votos, que 
deverá funcionar na capelinha ao lado do Centro de Turismo
Fotografia: Yuno Silva 

 GUARDIÃO DAS COISAS RARAS

Por
Yuno Silva

Há momentos na vida de qualquer pessoa que é preciso encerrar um ciclo para trilhar novos caminhos e encarar novos desafios. A zona de conforto acomoda, e nada melhor que mudar o foco para devolver o brilho dos olhos. Dentro desse contexto encaixa-se o colecionador de arte e marchand Antônio Marques, que acaba de encerrar suas atividades à frente da Galeria de Arte  Antiga e Contemporânea. Marques quer alçar novos voos, dar um novo sentido à sua vida dedicada às artes e um destino mais público ao grandioso acervo acumulado em quase quatro décadas.

A galeria funcionava no Centro de Turismo desde 1987, e hoje está sob direção do Padre Jocimar Dantas de Araújo - que por sinal também é prefeito de Jardim do Seridó. "Padre Jocimar é colecionador, novo no mercado de arte, mas sua experiência está consolidada", tratou logo de avisar o experiente marchand. "Foi uma transferência de concessão, conquistada através de concorrência pública, cujo vencimento será em 2016", esclarece. Apesar de estar aberta, a inauguração oficial da nova galeria está marcada para março do próximo ano. 

"Foi uma honra assumir a galeria que foi de Antônio Marques. A proposta é seguir com o mesmo trabalho, valorizando artistas e artesãos do RN", disse o Padre Jocimar, que já comercializava obras de arte no Mercado de Petrópolis. O nome do novo espaço é Galeria de Artes e Antiguidades Capela Sistina, e pode-se encontrar quadros, esculturas, cerâmicas e peças adquiridas no RN e em feiras de outras partes do Brasil e exterior.     
 
 Obra de Ambrósio Córdula, de Acari/RN
 Fotografia: Yuno Silva      
 
A ARTE NAIF E OS PRESÉPIOS

Incansável, Antônio Marques é responsável por um garimpo permanente de novos talentos que revelou nomes como o do artista plástico Roberto Medeiros, entre outros; e agora seus esforços estão concentrados na criação de dois espaços onde pretende compartilhar parte de suas peças: o Museu de Ex-Votos e o Museu do Artista Popular para Crianças. O primeiro (dos Ex-Votos) está com articulações bem avançadas com a Fundação José Augusto e com a Secretaria de Turismo, e o objetivo é abrir para visitação no segundo semestre de 2013, na capelinha que existe no próprio Centro de Turismo e que permanece fechada desde a restauração do prédio em 1986.

Paralelo a esses projetos mais permanentes, o colecionador prepara a exposição "Presépios Natalinos na Coleção de Antônio Marques e Francisco Francinildo" com abertura prevista para o dia 19 ("ou 20") deste mês na galeria Newton Navarro da FJA. A exposição permanece em cartaz até dia 31 de janeiro.

 Presépio atribuído ao pai de Xico Santeiro
  Fotografia: Yuno Silva

Fazem parte da mostra presépios da China, Peru, México, Argentina, Moçambique, Angola e de artesãos potiguares que representa 90% das peças. "Os presépios deveriam ser mais valorizados nesse período natalino, principalmente no Nordeste e sobretudo aqui em Natal. Essa tradição resiste no talento de artistas populares e representa o verdadeiro sentido do Natal", acredita.

Colecionador compulsivo, Antônio Marques começou a recolher suas primeiras peças ainda na infância; e o resultado dessa mania que acabou virando profissão se transformou na maior coleção do RN, quiçá do Nordeste, de arte popular, imagens de santos e ex-votos (objetos ofertados em igrejas para conseguir ou agradecer uma graça recebida).

Ivan do Maxixe produz trabalhos em várias escalas
   Fotografia: Yuno Silva

A reportagem do VIVER esteve na casa onde ele mantém parte do acervo e que funciona como uma nova versão da galeria - agora recebe o público só com hora marcada (9984-8530). No local, guarda quadros, esculturas e objetos de todos os tamanhos, baús, estantes, prateleiras abarrotadas de imagens religiosas adquiridas em casas de fazendas. Marques não faz ideia da quantidade exata de obras que possui, mas zela por esculturas raras datadas do século 18

A última vez que contabilizou o número de ex-votos, por exemplo, ultrapassava as 5,8 mil peças - que estão sendo catalogadas e, na medida do possível, identificadas. Antônio Marques explica que faz coletas periódicas, pois os santuários que recebem esses objetos promovem uma limpeza anual e boa parte do material acaba virando carvão. As coletas são feitas em lugares como Monte do Galo (Carnaúba dos Dantas), Serra do Lima (Patu), Nossa Senhora das Graças (Florânia), Santa Rita (Santa Cruz) e Monte das Gameleiras e na Praça Padre João Maria em Natal, e também na Paraíba, Pernambuco e Ceará.

Presépio angolano também faz parte da exposição
  Fotografia: Yuno Silva

"Considero uma forma de salvamento, pois se há uma arte bem brasileira é o ex-voto, um costume antigo que chegou com os europeus e mantém-se muito forte aqui no Nordeste", ressalta.

A proposta de criar o Museu de Ex-Votos é justamente para apresentar a riqueza dessa produção. "Lancei a ideia de criar uma associação para administrar o museu, que ao longo do tempo deverá formar seu próprio acervo permanente", disse o colecionador, que irá emprestar suas peças para espaço começar a funcionar. "O objetivo é que o museu ganhe autonomia".

...fonte...
 Yuno Silva
www.tribunadonorte.com.br
 
 Se copiar textos e ou fotografias, atribua os créditos!
Os direitos autorais são protegidos pela Lei n° 9.610/98, violá-los é crime!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fiz uma visita e gostei!! Passa lá você também!!!