abril 19, 2013

CAÇADORES DE IMAGENS CHEGAM À UFRN

 
MINHA TERRA, MEU CHÃO
O Departamento de Artes da UFRN - DEART, recebe a Mostra
 Fotográfica itinerante do Coletivo Caçadores de Imagens.
Exposição oferece um tributo ao Rio Grande do Norte
Fotografia: José Carlos da Silva

UM OLHAR COLETIVO
 UM OLHAR PURAMENTE POTIGUAR
 
  Por
José Carlos da Silva

O Coletivo Caçadores de Imagens, a  convite do Departamento de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - DEART,   estará expondo, de 22 de abril  a 03 de maio de 2013, a Mostra Fotográfica Itinerante “Minha Terra, Meu Chão – Cenas de um Rio Grande do Norte”. O acervo fotográfico terá a temática ligada na identidade cultural do Estado, mostrando a cultura potiguar e suas tradições. 

A exposição fotográfica do Coletivo Caçadores de Imagens ganhou caráter itinerante, já que passou pelo Solar Bela Vista, seguindo para o Shopping Cidade Jardim, Justiça Federal/RN e, encerrando o 1º ciclo 2012/2013, o DEART da UFRN. A Mostra reune trabalhos de profissionais de diversas áreas de atuação, tendo em comum a paixão pela fotografia, a paixão pela fotografia conceitualmente artística.    
 
 
 Fotografia: Charlles Macêdo   
 
A mostra no Departamento de Artes da UFRN sinaliza o coroamento de um trabalho, até então,  sem a pretensão da grande visibilidade alcançada. Além da exposição fotográfica, também será promovida uma mesa redonda entre os alunos do Departamento de Artes - DEART e os  fotógrafos participantes da itinerância, com o intuito de estimular a reflexão da fotografia arte  e o seu  papel influenciador. A expectativa do encontro é que os participantes quebrem utopias e paradgmas que envolvem o assunto.

Os protagonistas desta edição são: Aluísio Bezerra, Antônio Câmara, Bruno Lacerda, Carla Belker, Carlos Alexandre Câmara, Charlles Macedo, Fernando Chiriboga, Heider Miranda, Hênio Bezerra, José Carlos da Silva, Josuá Carlos, Luciano Nobre, Pedro Morgan e Tássio Ribeiro.
 
 Fotografia: Carla Belke 
 
 "MiNHA TERRA, MEU CHÃO"
VIRTUAL PARA O REAL
 
O Coletivo Caçadores de Imagens surgiu diante da necessidade de um grupo de fotógrafos, amadores e profissionais, integrados em uma grande rede social, perceberem a extrema necessidade de expor seus trabalhos fotográficos da maneira mais convencional que conhecemos, ou seja,  saindo do espaço virtual para o espaço físico, alcançando e provocando o olhar de um público alvo, aquele público já saudoso de poder interagir com expressões artísticas por meio de mostras, exposições e intervenções palpáveis aos olhos do expectador. 
  
"Definitivamente a Internet mudou o conceito de contato, porém, sentir a emoção de ver ao vivo uma obra de arte, não tem preço. Não resta dúvida de que a internet passou a ser fundamental no nosso dia a dia. Mas ela deve ser um meio, e não um fim em si mesma", apontou um dos expositores do Coletivo.
 
 Fotografia: Charlles Macêdo

Para essa exposição, os fotógrafos caminharam à procura de realidades desejadas, que, uma vez encontradas, foram capturadas por suas câmeras, preservadas e finalmente materializadas. 

São fotografias a serem apreciadas - sem moderação - de um primoroso trabalho que sai da realidade virtual ou da tela do computador e entra no mundo nosso de cada dia, do papel e da tinta, aquele que se apalpa e tem cheiro. "A vida acontece com muito mais intensidade e possibilidades quando estamos nela de corpo presente", disse um dos integrantes do Coletivo.
 
  Fotografia: Antônio Câmara

 SOLIDARIEDADE

"Minha Terra, Meu Chão..." não é uma exposição coletiva de acordo com os padrões tradicionais, mesmo expondo a relação afetiva do fotógrafo com o estado do Rio Grande do Norte; são fotografias que, embora não exista a obrigatoriedade que dialoguem entre si, oferecem um tributo ao Estado e destacam a técnica de cada fotógrafo participante, amador ou profissional, em um mesmo suporte: A fotografia artística.

E, além de apreciar essas verdadeiras obras de arte, os visitantes terão a oportunidade de levá-las para casa, já que todas as fotografias da exposição estarão à venda e a renda revertida para uma entidade ainda a ser apontada pelo Coletivo. Para o segundo semestre de 2013, com a construção de uma nova temática, o grupo pretende dar continuidade à qualidade e ao nível alcançado nessa primeira mostragem.   
 
 ...fonte...
José Carlos da Silva

...serviço...
MOSTRA FOTOGRÁFICA
“MINHA TERRA, MEU CHÃO”
COLETIVO CAÇADORES DE IMAGENS
22 de abril a 03 de maio de 2013
07h às 21h
Departamento de Artes da UFRN - Natal/RN 

 Se copiar textos e ou fotografias, atribua os créditos!
Os direitos autorais são protegidos pela Lei n° 9.610/98, violá-los é crime!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fiz uma visita e gostei!! Passa lá você também!!!