abril 25, 2013

ROBSON HADERCHPEK E A ARTE DO ENCONTRO

 
 ROBSON CARLOS HADERCHPEK
Ator, diretor, pesquisador e professor de teatro da UFRN
Em 2006 foi contemplado pelo PAC (Programa de Ação Cultural 
do Governo do Estado de São Paulo), em 2008 foi um dos 
vencedores do Mapa Cultural Paulista e em 2009 ganhou 
juntamente com o Grupo Teatro dos Andarilhos
 o prêmio FUNARTE de Teatro de Rua
  Fotografia: Divulgação
 
 A ARTE DO ENCONTRO
PROFESSOR DO DEPARTAMENTO DE ARTES DA UFRN
MINISTRA WORKSHOP NA UNIVERSIDADE DE VIENA
 
Por
Assessoria Comunicação 
DEART/UFRN
 
Robson Carlos Haderchpek, professor do curso de Teatro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foi convidado para realizar o workshop “A Arte do Encontro: Como um grupo cria novos rituais para si” que acontece no período de 24 a 28 de junho de 2013 na Universidade de Viena, na Áustria. O curso é um dos desdobramentos de suas pesquisas “Teatro, Ritual e Processos Criativos” e “Teatro e Espiritualidade”, desenvolvidas na UFRN junto com o Arkhétypos Grupo de Teatro.
 
O convite surgiu a partir do contato do pesquisador com a professora Angelika Hauser-Dellefant, diretora do Departamento de Música e Movimento da Universidade de Música e Artes Cênicas de Viena - Áustria, uma das mais conceituadas da Europa, no “IDEA 2010: 7º Congresso Mundial de Drama/Teatro e Educação” que foi realizado em Belém (PA) em julho de 2010.
 
A UFRN e a Universidade de Viena já vêm a algum tempo estudando possibilidades de parcerias institucionais. Em 2011, a UFRN recebeu a pesquisadora Anita Gritsch, orientanda da Profa. Angelika Hauser-Dellefant para ministrar a oficina “Corpo, Conte e Cante” no evento “Contos da Terra… Cantos do Mar”, promovido pelo Grupo Arkhétypos de Teatro em parceria com a Pró-reitoria de Extensão (PROEX), Núcleo de Arte e Cultura (NAC) e Departamento de Artes da UFRN.
 
O Grupo Arkhétypos de Teatro também foi convidado a apresentar o espetáculo “Aboiá” na Universidade de Viena. O espetáculo é o resultado de um ano e meio de pesquisas sobre o universo da cultura sertaneja. “Aboiá” foi vencedor do Prêmio Nacional de Teatro Myriam Muniz – Categoria Montagem 2012 e estreia nos dias 03, 04 e 05 de maio no Barracão dos Clowns, em Natal/RN.

   Fotografia: Divulgação
 
ROBSON CARLOS HADERCHPEC

Ator, diretor, professor e pesquisador formado e pós-graduado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Começou a estudar teatro em 1994 no Núcleo de Artes Cênicas do Sesi de Rio Claro. Realizou diversos trabalhos artísticos e acadêmicos. Foi professor e coordenador do Curso de Artes Cênicas do Centro Universitário Barão de Mauá - Ribeirão Preto /SP. 
 
Atualmente é docente do Curso de Teatro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Também desenvolve atividades artísticas na área de interpretação, direção, preparação corporal de atores e arte-educação. Participou como ator de diversos espetáculos, dentre eles os mais recentes: "Entre Goivas e Cinzel" (2005-2007) e "O Rouxinol e a Rosa" (2005). Também dirigiu uma série de espetáculos de cunho acadêmico e profissional, dentre eles: “Andanças” (2009), “As Troianas” (2009), "Carolinas" (2007), “Alice Nonsense” (2007), “A Terceira Margem do Rio” (2007), "Murucututu" (2007), "As rosas não falam (2006)", "Venha ver o pôr do sol" (2005-2006), "Navalha na Carne" (2005), "Pixei e saí correndo pau no c... de quem tá lendo..." (2004-2005) etc.. 
 
Em 2006 foi contemplado pelo PAC (Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo), em 2008 foi um dos vencedores do Mapa Cultural Paulista e em 2009 ganhou juntamente com o Grupo Teatro dos Andarilhos o prêmio FUNARTE de Teatro de Rua. 
 
 Fotografia: Divulgação
 
GRUPO ARKHÉTYPOS DE TEATRO
 
O Grupo Arkhétypos de Teatro iniciou seu trabalho em março de 2010.  Atua nas áreas de extensão e pesquisa, produzindo espetáculos teatrais que almejam estabelecer relação entre a sociedade e o meio acadêmico. Coordenado por um docente do Curso de Teatro da UFRN e atuando com colaboradores de áreas afins. 
 
 A proposta trazida pelo coordenador do grupo, o Prof. Dr. Robson Haderchpek, consistia em pesquisar as "Histórias de Pescador" e o universo simbólico inerente a este contexto. Começou assim uma pesquisa que contou com a parceria dos moradores da Vila de Ponta Negra. Após seis meses de pesquisa de campo, o grupo fechou-se em laboratórios a fim de trazer para o corpo, e posteriormente para cena, todo o estudo acerca do tema. O resultado final foi o espetáculo “Santa Cruz do Não Sei” que estreou em uma curta temporada em junho de 2011. 
 
As atividades desenvolvidas no projeto são norteadas por uma metodologia de caráter empírico buscando valorizar ações de diálogo entre as produções acadêmicas e a sociedade local. O projeto, de natureza interdisciplinar, busca também criar um espaço de troca e de reflexão a respeito das produções artísticas do município de Natal e da Região.
 
O Arkhétypos vem conquistando espaço no cenário local, nacional e agora, internacional. Contudo, segundo informações da própria UFRN, ainda aguarda a verba do Ministério da Cultura para custear as passagens aéreas para a Áustria.
 
...fonte...
 www.cchla.ufrn.br
 
    Se copiar textos e ou fotografias, atribua os créditos!    Os direitos autorais são protegidos pela Lei n° 9.610/98, violá-los é crime!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fiz uma visita e gostei!! Passa lá você também!!!