maio 11, 2013

FUTEBOL E ARTE: A QUÍMICA PERFEITA

  ARENA DAS DUNAS - NATAL/RN
Lançada a pedra fundamental do projeto
  “Natal Pintando a Copa 2014”
Ilustração: OAS Arenas

. . . UM GOL DE CRIATIVIDADE . . .
CANTEIRO DE OBRAS DO ESTÁDIO ARENA DAS DUNAS
SERVE DE CENÁRIO PARA A INSPIRAÇÃO DE ARTISTAS POTIGUARES
Por
Henrique Arruda
DO NOVO JORNAL

Brasil versus Espanha. O placar não mostra quem está ganhando, mas ao que tudo indica a vitória é certa para o país anfitrião da copa de 2014. A Arena das Dunas está lotada, incluindo o menino vendedor de algodão doce que, por enquanto, dá uma pausa no comércio para assistir o momento decisivo da partida na companhia dos amigos. No campo, o clima é de ansiedade para saber se o jogador de camisa verde e amarela vai marcar o pênalti ou não.

A cena é retratada na pintura de Dona Ivanise do Vale, uma das 20 artistas que estiveram presentes ontem no Estádio Arena das Dunas para celebrar o dia do artista plástico, promovido pela Secretaria Extraordinária de Cultura com a exposição “Natal Pintando a Copa do Mundo em 2014”, que deve percorrer todas as demais cidades-sede do evento a partir de dezembro.

IVANISE DO VALE ROCHA
ARTISTA DE SÃO JOSÉ DE MIPIBU/RN
Fotografia: Yuno Silva/TN

A tela ainda não estava pronta por volta de 10h, quando a reportagem conversou com Dona Ivanise. Ela ainda fazia o acabamento. “Esse aqui é um vendedor de picolés de frutas, ainda falta pintar a logomarca, assim como esse aqui é vendedor de águas, mas ele só vende água Santos Reis”, conta Dona Ivanise, 72, dizendo que a marca de água pode ser fictícia na vida real, mas que é a líder de vendas naquele mundo naife de 1 metro de largura por 90 centímetros de comprimento. “Primeiro eu pinto as almas dos meus personagens, depois eu começo a fazer a roupa, os sorrisos e todos os demais detalhes”, explica.

VATENOR
O ARTISTA PLÁSTICO ESTEVE PRESENTE NA ARENA DAS DUNAS
Fotografia: Yuno Silva

Os trabalhos dos 30 artistas potiguares envolvidos neste projeto serão adquiridos pelo Governo do Estado logo após a exposição itinerante e devem fazer parte do acervo da Pinacoteca do Estado. Entre os nomes convocados estão representantes de diversas manifestações de arte. Da mais tradicional, como a pintura naife de Dona Ivanise, até a leitura mais contemporânea do grafite com Miguel Carcará, que ainda olhava com certa estranheza para o primeiro quadro que pintou na vida.

OBRA DO GRAFITEIRO MIGUEL CARCARÁ
Fotografia: Yuno Silva

“Vou ser bem sincero: esse foi o primeiro quadro que eu pintei”, explicou o artista destacado pela secretária extraordinária de Cultura, Isaura Rosado, durante a abertura do evento. Até então todo o trabalho de Carcará havia sido com a grafitagem urbana, em grandes dimensões, pelas paredes da cidade. Mudar a visão para um espaço bem menor, como o de uma tela, foi um desafio.

CARLOS SÉRGIO BORGES
O ARTISTA PLÁSTICO EM AÇÃO NA ARENA DAS DUNAS
Fotografia: Yuno Silva

“Mas eu gostei bastante e já estou até pensando em fazer uma primeira exposição de grafites em quadros, individual e coletiva. Na verdade já comecei a falar com alguns outros grafiteiros para amadurecer a ideia”, garante Carcará, enquanto mostra à reportagem o quadro que retrata um índio dentro do campo. “Eu quis resgatar toda a história do comedor de camarão, que já estava por aqui antes de o futebol chegar”, explica.

IRAN DANTAS
ARTISTA PLÁSTICO DE CERRO CORÁ/RN
Fotografia: Yuno Silva/TN

Ainda de acordo com Carcará, o grafite, hoje em dia, tem uma penetração maior na sociedade, o único problema continua sendo a falta de fomento à arte. “É um material caro, então nem todos têm condições de continuar”, avalia informando que cada lata de 350 ml de spray custa em média R$ 18,00 e que eles precisam de, no mínimo, 10 cores para um bom painel em uma parede. “E uma lata de 350 ml dá para muito pouco do desenho”, avalia.

Também integrante da exposição, o artista Iran Dantas pintou um quadro inspirado em um pôster que seu irmão, fanático por futebol, tinha no quarto. “É a representação de Manga, goleiro do Internacional (RS). Diziam que quando ia agarrar um gol ele voava e essa imagem sempre ficou na minha cabeça. Agora pude usá-la”, explicou. 

ARENA DAS DUNAS SERÁ ENTREGUE EM DEZEMBRO DE 2013 
  Ilustração: OAS Arenas

 SECRETÁRIO GERAL DA FIFA E MINISTRO DO ESPORTE
FAZEM NOVA VISITA ÀO ARENA DAS DUNAS  

Por
Assessoria Comunicação
SECOPA

Natal abrirá o cronograma de visitas oficiais que o Secretário Geral da FIFA, Jérôme Valcke, e o Ministro do Esporte, Aldo Rebelo, farão neste ano às capitais que serão sede da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. A visita será realizada nesta segunda-feira (13), às 15 horas, na Arena das Dunas. 

Também participam da visita os ídolos do futebol brasileiro Ronaldo e Bebeto, na qualidade de membros do Conselho de Administração do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 (COL). 

 Atualmente, trabalham na construção da Arena das Dunas mais de 1.800 colaboradores e as obras fecharam o mês de abril com 66,18% de execução, o que representa um avanço de 7,14% em relação ao previsto no cronograma aprovado pela FIFA/COL. A Arena das Dunas será entregue em dezembro de 2013.

...fonte...
 www.novojornal.jor.br
 www.nominuto.com

...visite...
 www.oasarenas.com.br 
 
 Se copiar textos e ou fotografias, atribua os créditos!     
Os direitos autorais são protegidos pela Lei n° 9.610/98, violá-los é crime!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fiz uma visita e gostei!! Passa lá você também!!!