maio 21, 2013

UM POEMA ESCRITO COM A LUZ

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA SER-TÃO SERIDÓ
  O testemunho fotográfico apresentado é sobre o homem, 
enquanto a paisagem é apenas pano de fundo.
Uma fotografia para ver bem de perto!
Fotografia de Paula Geórgia Fernandes

 SER-TÃO SERIDÓ

 Via
 Tribuna do Norte

Ser-Tão Seridó é a mostra fotográfica de Paula Geórgia Fernandes em exibição na Pinacoteca do Estado do Rio Grande do Norte, localizada na capital potiguar, e estará aberta para visitação até 21 de junho. 

A fotógrafa iniciou o ensaio para esta exposição em 2009 e selecionou 16 imagens com registros da paisagem e do cotidiano seridoense, onde exalta o sentimento de ser nordestino sob a ótica de um viajante. Texturas e luzes são ressaltadas através das diversas formas e elementos tradicionais do sertanejo. O texto de abertura da exposição é assinado pelo jornalista e poeta Moacy Cirne.

Arquiteta por profissão, Paula Geórgia sempre viveu a Fotografia como grande paixão. A busca para expressar seus sentimento e o que é belo, mesmo em pequenos ou grandes detalhes, foi o que a motivou a fotogafar. Valorizar as raízes, culturas, paisagens naturais e humanas são as suas formas e meios para marcar um encontro com esse mundo mágico da imagem.   
 
 
PAULA GEÓRGIA

PAULA GEÓRGIA FERNANDES
UMA FOTOGRAFIA-P&B-SOMBRA. E LUZ

 Por
Moacy Cirne

A fotografia é luz – é o que dizem. É o que sempre foi, o que sempre será. Na verdade, é luz, narrativa e sombra: um vibrante cosmorama de sensações, emoções e sombras. É o que é: sol, solidão e significações. Do sertão ao Seridó, e vice-versa, assim é a fotografia da cearense-potiguar Paula Geórgia Fernandes. Uma fotografia-p&b-sombra. E luz.

Há perguntas que se fazem literatura. Há perguntas que se fazem poesia. Há perguntas que se moldam no campo da luz filtrada pela concretude do sonho. Desde Robert Demachy – ou antes. Desde Man Ray – ou antes. E assim se pergunta – indagação das indagações. Como se, afoitos, disséssemos: um grão é um grão é um grão é um chão.

  Fotografia de Paula Geórgia

Para que serve, pois, uma foto carregada de emoções sertanejas? Para que serve uma foto grávida de vida nordestina? Para que serve uma foto trabalhada com sombras e cores acinzentadas? Em Paula Geórgia Fernandes, como em outros, como em outras, serve para repensar o universo. Serve, basicamente, para iluminar a escuridão bíblica do mundo.   
 
 
  Fotografia de Paula Geórgia

Com seus anjos e demônios, que nos iluminam. Como a fotografia. Como o cinema. Como a pintura. A rigor, para além da novidade, Paula Geórgia Fernandes sabe das coisas fotográficas. Sim, é verdade: o “discurso fotográfico” existe como “discurso artístico”. E o discurso artístico existe a partir da sensibilidade de autores produtivos/criativos.

Da produção à criação, da poesia ao poema, da foto à fotografia – assim são as duras e cruas sertanidades de Paula Geórgia Fernandes, pintadas de branco, devaneio e preto. E pedras.. 
 
...fonte...

...exposições...
“Ecos Híbridos” e "Ser Tão Seridó”
Abertas para visitação na Pinacoteca do Estado até 21 de junho.
  
     Se copiar textos e ou fotografias, atribua os créditos!     
Os direitos autorais são protegidos pela Lei n° 9.610/98, violá-los é crime!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fiz uma visita e gostei!! Passa lá você também!!!