julho 04, 2013

ROCK UNDERGROUND MADE IN MOSSORÓ

  CÄTÄRRO
O grupo embarca em uma turnê de 20 datas em oito países da Europa
A viagem abre portas para uma cena ampla do rock underground
Formada em 2003, banda já consolidou o nome no circuito
Fotografia: Divulgação

 DOS SUBTERRÂNEOS PARA A EUROPA

 Por
Alexis Peixoto

Quando surgiu em 2003, o grupo punk Cätärro era apenas um veículo para descarregar as frustrações de uma turma de amigos de Mossoró que se reunia para ouvir discos, conversar sobre música e ler fanzines. Dez anos e muitos perrengues depois, a banda está embarcando em uma turnê de 20 datas em oito países europeus – França, Itália, República Tcheca, Suíça, Bélgica, Alemanha, Holanda e Áustria - na condição de um dos  nomes mais promissores do cenário powerviolence e grindcore brasileiro. Além dos shows em festivais, squats, pubs e centros culturais, a banda já recebeu convites de selos europeus, interessados em trabalhar com a banda no Velho Continente. A viagem ainda vai render um programa para o canal de televisão mossorense TCM e um documentário, sobre a turnê e os dez anos de estrada da banda.

“A expectativa é a maior possível. Nem consigo mensurar o que essa viagem pode significar para a gente, as experiências que a gente vai ter”, disse, em entrevista por telefone ao VIVER, o vocalista Pedro “Mendigo” Henrique, que integra o Cätärro ao lado de Fernando (guitarra), Aninho (baixo) e Farofa (bateria). Segundo ele, as boas novas começaram antes mesmo da banda colocar o pé na Europa. Um selo italiano ofereceu algumas horas de estúdio para a banda registrar material novo, enquanto um outro selo mostrou interesse em distribuir os discos do Cätärro na Alemanha. Além disso, a banda também vai participar de uma coletânea a ser lançada na República Tcheca, com tiragem de 10 mil cópias.

“Desde que lançamos a primeira fita demo da banda temos o hábito de mandar material para a Europa”, explica Pedro. “Outros convites já haviam surgido, mas por vários motivos a gente não pode ir. Agora, finalmente deu certo. A gente mesmo foi fazendo os contatos, agendando os shows”.

Embora o estilo de som do Cätärro não tenha grande apelo popular por essas bandas, na Europa existe uma rede de informação em torno da cena de punk e hardcore, que movimenta fãs, selos, bares, festivais, jornalistas e lojas de discos em vários países.

“Desde o começo da banda a gente sempre foi consciente do caminho que teria que trilhar no underground”, explica Pedro. “Sabemos que aqui o nosso público é restrito. Mas na Europa é mais amplo, tem mais lugares para tocar e várias bandas que também vivem nesses circuitos. Inclusive já recebemos mensagens de fãs europeus, que conhecem a gente e vão ver os shows”. 

  CÄTÄRRO
Fotografia: Pedro Henrique

DOCUMENTÁRIO

Além dos músicos, a comitiva do Cätärro pela Europa também inclui o jornalista e videomaker Leandro Menezes, que vai filmar as andanças da banda para um programa de tevê de meia hora de duração, idealizado junto ao canal TCM, de Mossoró.

“A ideia é não focar tanto na banda e produzir um conteúdo com uma pauta mais ampla,  mostrando como é o modo de produção da cultura underground na Europa, a vivência em centros culturais, squats e clubes”, explica Pedro, que também vai exercer a função de repórter e apresentador do programa.

Além de invadir os lares mossoroenses, as imagens captadas na turnê também vão compor um documentário, focado na banda e nos dez anos de estrada. Segundo Leandro Menezes, não há um roteiro pré-definido: a ideia é deixar a câmara ligada e ficar atento à cenas e personagens inusitados que possam aparecer pelo caminho.

“Basicamente, vamos fazer  uma espécie de diário de bordo da turnê europeia”, explica Menezes. “A ideia é captar entrevistas, trechos de shows, cenas engraçadas, e o que mais aparecer no caminho”.

CÄTÄRRO
Fotografia: Rafael Medeiros   
 
DEZ ANOS SUBTERRÂNEOS

O Cätärro foi fundado em 2003, por um grupo de amigos de Mossoró. A primeira fita demo, “Pena de Morte”, veio no início do ano seguinte. Em seguida veio “Trashit!”, EP com cinco faixas, lançado em 2006. Em 2008, saiu  o álbum “Dance Império Dance!”, que teve lançamento e distribuição simultânea por selos de diversas partes do país. O trabalho mais recente da banda é “Insônia”, lançado em maio desse ano. Com treze faixas em menos de treze minutos (!), o disco foi mixado pelo americano  Graig Gums (da banda Conquest For Death) e lançado em vinil,  em tiragem limitada.

Todos os discos da banda estão disponíveis para audição e download gratuitos no site www.catarro.bandcamp.com.

 IMSOMNIA EUROPEAN TOUR
JULY 2013

Alemanha:
04/07 – Berlim | Kopi
05/07 – Finsterwalde | Angry Voice

República Tcheca
06/07 – Trutnov | Obscene Extreme Festival
09/07 – Praga | Modra Vopice Club
27/07 – Cerhovice | Hella Punx
28/07 – Praga | Cross Open Air

Holanda
10/07 – Amsterdã | ADM
11/07 – Leiden | SUB071

Bélgica
12/07 – Bruxelas | DNA
13/07 – Antuérpia | Antifa Prick

França
15/07 – Paris | La Miroiterie
17/07 – Toulouse | Les Pavillons Sauvages
18/07 – Marselha | Tableau Noir

Itália
19/07 - La Spezia | Wear Your Bandana Fest
20/07 – Romano di Lombardia | Record Session
22/07 – Milão | Ligera
23/07 – Pádua | Open Air Biba Grindcore
24/07 – Mântua | Spazio Sociale LaBoje

Suíça
25/07 – Bellinzona | Trash Hardcore Night

Áustria
26/07 – Innsbruck | Café deCentral  
 

  Se copiar textos e ou fotografias, atribua os créditos!     
Os direitos autorais são protegidos pela Lei n° 9.610/98, violá-los é crime!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fiz uma visita e gostei!! Passa lá você também!!!