julho 15, 2013

TENOR DO RN LUTA PARA ESTUDAR NO CANADÁ

  KAIO MORAIS
 O tenor Kaio foi aceito na McGill University considerada a melhor
universidade do Canadá, uma das 10 melhores universidades
de música do mundo (de acordo com o “Princeton Review”)
Um detalhe: o tenor não possuir condições financeiras
para agarrar esta oportunidade
Fotografia: Acervo Pessoal

TENOR POTIGUAR LUTA PARA ESTUDAR NO CANADÁ

Por
Dani Pacheco

Em meio a uma diversidade cultural e artística admirável, Natal está se tornando um cenário de crescimento para jovens profissionais que estão surgindo e se qualificando para o mercado de trabalho. “E, Kaio Morais impressiona a todos com quem trabalha. Pessoa extremamente dedicada, inteligente e talentosa. Possui uma elevada habilidade musical e um grau de formação intelectual e cultural excelente”, disse o professor da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte Doutor Durval Cesetti.

O tenor Kaio foi aceito na McGill University considerada a melhor universidade do Canadá, uma das 10 melhores universidades de música do mundo (de acordo com o “Princeton Review”) e a universidade é considerada a 18ª melhor universidade (“QS World University Rankings”). “É uma universidade dos sonhos para qualquer músico e tem um sistema rigoroso de seleção que possui uma das maiores concorrências do mundo. Passar na McGill foi um desafio e uma etapa vencida para mim”, disse o jovem tenor potiguar.

O sonho poderia estar bem perto de ser realizado. Se não fosse por um detalhe, o fato do tenor não possuir condições financeiras para agarrar esta oportunidade e trilhar uma carreira internacional em contato com os músicos mais importantes do circuito mundial.

Diante de tal situação, um grupo de pessoas e professores da que sabem valorizar a arte e os talentos decidiram se reunir e começar uma campanha em várias frentes para arrecadar o dinheiro necessário em prol da ida de Kaio para o Canadá. Esta campanha de arrecadação engloba vários projetos com apresentações dos professores e também do próprio Kaio Morais.
 
 McGill University
 Considerada a melhor universidade do Canadá e uma
das melhores Universidades de música do mundo
 Fotografia: Divulgação

Fazem parte desta campanha: os professores Dr. Durval Cesetti; Dra. Elke Beatriz Riedel; Dra. Regiane Yamaguchi; Ms. Igara Cabral; Ms. Maria de Agosto Varela Barca; Prof. Stefano Algieri (McGill University); Cristian Brandão; Daliana Cavalcanti; Bruno Silva, Orquestra de câmara da disciplina Laboratório de Ópera; Yanna Medeiros; Fernanda Queiroz e Heleneide Morais Angelo Medeiros.

O talento de Kaio Morais não chama atenção só do segmento cultural do Rio Grande do Norte. O professor Stefano Algieri da Schlich School of Music of McGill University, declarou que, “em maio de 2012 eu tive a grande honra de ser convidado pelo professor Zilmar Rodrigues para me apresentar e conduzir Master Classes em Natal. E, lá tinham vários jovens cantores que estavam ansiosos em aprender. Um dos cantores deste grupo era realmente um excepcional jovem tenor. O nome dele é Kaio César Freitas Morais que considero um dos melhores jovens tenores que eu tive o prazer de ouvir”.

E, conclui dizendo, “ele possui uma bela voz de qualidade mundial, e talento para uma carreira internacional em potencial. Mas, também é importante dizer que ele precisa de ajuda para desenvolver seu talento e se preparar para uma carreira internacional”.
 
 TEATRO ALBERTO MARANHÃO
Uma Noite Espanhola, uma formação orquestral e um pequeno
 número de Dança Flamenca estão entre as iniciativas
 para levantar o dinheiro necessário
 Fotografia: Divulgação
 
Kaio acredita que precisará ao todo cerca de R$ 65.110,00 (sessenta e cinco mil cento e dez reais) fora as passagens internacionais Natal-Montreal. Entre os projetos pensados para levantar o dinheiro necessário para a viagem está um Recital no Solar Bela Vista – Evento beneficente que irá contar com um coquetel e a apresentação dos músicos Kaio Morais, Igara Cabral, Elke Riedel e Cristian Brandão.

Outra iniciativa será a Noite Espanhola no Teatro Alberto Maranhão, onde acontecerá dois récitais e contará com uma pequena formação orquestral que irá interpretar canções espanholas e uma Tonadilla (forma de ópera espanhola) chamada Al Fin Vence La Mujer. O espetáculo conta ainda com um pequeno número de dança flamenca.

“É importante lembrar que tanto Kaio como o grupo que está apoiando o tenor se encontram totalmente aberto a outras propostas com o intuito de viabilizar o projeto internacional do tenor. Como também podemos conversar com o setor de Marketing de empresas e ver o que pode ser feito em campanhas publicitárias. Caso exista um interesse em participar dessa iniciativa é só entrar em contato com a gente”, disse a produtora cultural Yanna Medeiros pelo e-mail yannamedeiros@gmail.com .
 
 SALÃO SOLAR BELA VISTA
 Um Recital no Solar Bela Vista é um  dos projetos pensados
para levantar dinheiro para o sonho de Kaio Maorais
Um potiguar rumo ao Canadá
 Fotografia: Wellington Barbosa
 
O tenor e pianista Kaio Morais nasceu em Natal é formado em Licenciatura em Música e no Curso Técnico em Piano pela Escola de Música da UFRN. Atualmente, está cursando o Bacharelado em Música na mesma instituição, sob a orientação dos professores Guilherme Rodrigues e Durval Cesetti. Recentemente, foi aprovado em concurso público para professor de Ensino Médio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte.

Ao longo de sua carreira acadêmica, tem atuado em diversos projetos, entre eles: monitor do Curso Básico (piano e teoria musical) e do Projeto de Iniciação a Cordas da EMUFRN, professor de Canto Coral da Escola de Música de Macaíba, pianista do projeto de Musicoterapia desenvolvido no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel e, atualmente, pianista-acompanhador da classe da professora de canto Elke Riedel.

Kaio Morais iniciou seus estudos musicais como pianista em 2007, sob a orientação da professora Igara Cabral. Durante seus estudos na EMUFRN, esteve sob a orientação dos Profs. Guilherme Rodrigues e Rogério Lourenço. Como cantor, teve suas primeiras experiências no Grupo de Ópera Canto Dell’Arte, sob a orientação da professora Maria de Agosto Varela, onde participou como coralista e solista nos espetáculos Amor à La Carte, A Morte da Soprano e em diversas cenas líricas produzidas pelo grupo, atuando também como ensaiador e chefe de naipe. Em 2010, ingressou no Madrigal da UFRN, onde assumiu o cargo de coralista e ensaiador substituto.

Participou de diversos Masterclasses de canto nos últimos anos, obtendo orientações importantes de vários professores, dentre eles: Johannes Martin Kränzle (Alemanha), Cláudia Cunha, Alzeny Nelo, Angela Barra, Nazaré Rocha, Elke Riedel, Lenine Santos e Stefano Algieri (Canadá).

Se copiar textos e ou fotografias, atribua os créditos!
Os direitos autorais são protegidos pela Lei n° 9.610/98, violá-los é crime!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fiz uma visita e gostei!! Passa lá você também!!!