outubro 13, 2013

O "H" DA QUESTÃO

BANDA GRAFITH
Os irmãos Batista - Joãozinho, Luís Cláudio (Kaká),
 Júnior e Carlinhos, fundadores da banda Grafith, Natal/RN
Banda potiguar é acusada de plágio por Banda carioca
Ação já tramita na justiça
Fotografia: Divulgação

O "H" DA QUESTÃO
ALEGANDO QUE A SEMELHANÇA DO NOME CAUSA DANOS À DIVULGAÇÃO DO TRABALHO
 QUE DESENVOLVE, A BANDA CARIOCA GRAFITE ESTÁ PROCESSANDO A CONCORRENTE
 POTIGUAR GRAFITH POR USO INDEVIDO DA MARCA REGISTRADA

Por
Henrique Arruda
DO NOVO JORNAL

Se no dicionário a palavra “grafite” não varia nem deixa dúvidas sobre o seu significado - um mineral -, no mundo da música existe até então duas variações distintas. A primeira, escrita com “E”, nasceu no Rio de Janeiro, no início dos anos 80 e atingiu grande sucesso ao lançar o hit “Mamma Maria”. A segunda é potiguar, fundada em 1988, substitui o “E” por “H” e acumula força no Rio Grande do Norte. No momento, a trajetória das duas bandas esbarra na justiça.

Garantindo ser detentora da marca no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), a Grafite carioca ajuizou uma ação contra a Grafith potiguar, exigindo que esta pare de usar o nome imediatamente. Por enquanto, os dois grupos preferem não comentar sobre os tramites judiciais, mas afirmam que seus advogados estão cuidando do caso.

Os irmãos Batista - conhecidos como Joãozinho, Luís Cláudio (Kaká), Júnior e Carlinhos, fundadores da banda Grafith, receberam esta semana a notícia oficial da ação impetrada pela banda concorrente e desde então estão revisando, através de fotos, reportagens e folders promocionais, os 25 anos de trajetória do grupo potiguar que adquirindo forte apelo popular nos últimos anos.

Júnior Grafith, que além de ser um dos líderes da banda também é vereador de Natal, conta que a ideia para o nome do grupo ocorreu de forma despretensiosa, durante uma reunião em família, quando varias sugestões foram cogitadas. “Nos anos 60, o nome das bandas eram sofisticados, como Os Terríveis, Os Incríveis... Tinha muito disso. Achamos Grafith forte e bonito, fazendo relação direta com o grafiteiro, apelido que, graças a Deus, tem essa positividade até hoje em dia”, comenta Júnior, fazendo referência à forma como os fãs da banda se chamam.

Pouco tempo depois de criada, Júnior conta que ele mesmo fez questão de patentear a marca e que não encontrou dificuldade nisso. “Não havia nenhuma banda registrada em território nacional com esse nome”, garante. “Nós não criamos uma identidade do dia para a noite. São 25 anos de história que já nos levou para o Sudeste, incluindo o Rio de Janeiro, onde estivemos no ano passado. Nunca houve problema. Só agora que isso aparece?”, questiona.

BANDA GRAFITE
Os irmãos Donghia (primeiro plano) fundadores e integrantes
 da banda Grafite, que fez sucesso nos anos 80
Fotografia: Divulgação

Ainda de acordo com o músico, há alguns anos ele chegou a receber uma ligação avisando sobre a semelhança com os nomes, mas comentou que tinha o registro da marca e a conversa não andou - foi quando a banda potiguar tomou conhecimento da banda carioca.

“Eles estouraram com Mamma Maria e depois pararam. Nós não. Desde 88 estamos ralando com um trabalho sério e hoje adquirimos uma estabilidade, enquanto a outra banda está desativada há anos”, argumenta.

De acordo com a página da banda no facebook (facebook.com/BandaGrafithOficial) - que tem mais de 46 mil curtidas - a história do Grafith começa quando o primeiro irmão a se aventurar no mundo da música, Joãozinho, retornou de São Paulo, em 1981, após uma temporada tocando com o grupo “Suigeneris”.

Chegando aqui ele resolveu se reunir com o restante dos irmãos, que, por sua vez, já formavam o grupo “Os Impossíveis” na cidade. A formação “grafiteira” definitiva começou somente a partir de 1987 com a mudança do nome.

“A banda recém-surgida manteve o estilo de banda baile e conquistou fãs que se denominam “nação grafitheira”. Novos ritmos foram aderidos e a banda logo ficou reconhecida por sua diversidade, capacidade de adequação aos mais diversos ambientes - tocando em eventos como formaturas, casamentos, festas, carnaval e shows”, diz parte do texto. Na última terça-feira, a banda foi coroada durante a 11ª edição do Prêmio Hangar de Música, como Destaque Popular do Ano.

...fonte...

...visite...

!!! ATENÇÃO !!!

POTIGUARTE CONCORRE AO PRÊMIO TOP BLOG BRASIL 2013

Para votar, aqui:

Se copiar textos e ou fotografias, atribua os créditos!
Os direitos autorais são protegidos pela Lei nº 9.610/98, violá-los é crime!

6 comentários:

  1. Tomara que à Banda Grafith ganhe a questão.
    os cara se refere à Grafith, como se fosse a falsa BANDA GRAFITE.
    Ném musicas deles nunca ouvi, nem ví o Grafith interpretando.
    Se Grafith estar na estrada até hoje, concerteza não é por causa de vocês.
    Estou um pouco indignado com vocês.
    Aqui no nordeste são centenas e, centenas de Grafitheiros que não
    vão ficar nada feliz, se a Grafith
    mudar de nome.

    ResponderExcluir
  2. Para quem acha que a Banda Grafite parou e com isto, dá o direito a qualquer um de usar o seu nome, aqui está toda sua Biografia.

    Banda carioca, fundada em 1980 pelos irmãos Chico, Paulo de Tarso e Humberto Donghia. Seus sucessos SEU LUGAR -1983, MAMMA MARIA - 1984 (principalmente), FANTASIA-1984/1985, SIGA-ME 1985 (Todos lançados pela Gravadora CBS, atual Sony Music) e vários outros, alcançaram o topo das paradas de sucessos em rádios e TVs por todo o Brasil e romperam fronteiras, chegando até Portugal e muitos outros países. O grupo foi premiado com seis discos de ouro, entregues no “CASSINO DO CHACRINHA“, programa que se tornou o maior palco de suas performances na TV brasileira, com mais de 40 apresentações. Os irmãos também marcaram presença por diversas vezes em vários outros programas de audiência nacional como GLOBO DE OURO, PERDIDOS NA NOITE, com Fausto Silva; PROGRAMA RAUL GIL; VIVA A NOITE, com Gugu Liberatto; PROGRAMA SILVIO SANTOS, HEBE CAMARGO, BARROS DE ALENCAR, FLÁVIO CAVALVANTE, BOLINHA e J. SILVESTRE. Ao todo foram mais de 2 mil apresentações ao vivo, até 1989. 1992: Os irmãos Humberto (Tuca) e Chico Donghia, gravam e lançam o LP de louvor, NÍNIVE pela Gravadora OFICINA DO AMOR tendo Katia Koslowski, renomada produtora do meio Evangélico, como Produtora Fonográfica. 1997, com nova formação, produzem o show: "BEATLES IN CONCERT". Depois de 7 anos se apresentando pelo país, com as luxuosas participações de Helvius Vilela da OSB (1941-2010) e do renomado e internacionalmente conhecido, Jerzy Mileswski (Spalla da Orquestra Sinfônica de Varsóvia - Polônia) chegam à Liverpool (Inglaterra) para uma série de 8 apresentações com o último no célebre e lendário "THE CAVERN CLUB" (reduto dos Beatles) com imenso sucesso e repercussão. Foi considerado o melhor show cover dos Fabous Four até então. Está registrado em CD e Vídeos nas mídias mais importantes. 2009: De volta a sua formação original com os 3 irmãos, em parceria com a cantora Marília Dutra, regravam o clássico sucesso dos anos 80, MAMMA MARIA, estreando na novela MALHAÇÃO da REDE GLOBO DE TELEVISÃO, na cena da patinação dos personagens Bernardo e Cristiana, protagonizados pelos atores Fiuk (filho do cantor Fábio Jr) e Cristiana Peres. Clipe este dirigido por Eduardo Xocante (Diretor do Programa ESTRELAS).
    2012: SHOW GRAFITE "SUPER 80". Uma homenagem aos Autores, Artistas e Bandas que legaram um repertório de grande valor Artístico e Histórico. Os Anos 80. Do qual fizeram parte com significativa expressão e relevância desta década inesquecível e emblemática. Sem a menor dúvida sua contribuição para a Música Popular Brasileira, do Pop Rock Nacional, sua História, seu Nome e Importância estão gravados definitivamente nos muros da cultura musical de nosso País !!!

    ResponderExcluir
  3. Creio ser importante esta Biografia que não deixa dúvidas de quem se trata a Verdadeira e Original Banda Grafite. Com tantos detalhes, é impossível que a banda potiguar, não soubesse da existência de uma Banda Grafite muito mais expressiva e famosa. Os únicos no Brasil! Trocaram o E pelo H, de forma tão sutil que este parece um E minúsculo. Alguma dúvida?

    ResponderExcluir
  4. https://www.youtube.com/watch?v=EFcI6hdnYeM&list=PLMPekNteWDqv12Nvb40OkN5-zMV0_hbde

    Mamma Maria Grafite 1984. ~rumando a 1.000.000 de exibições deste vídeo no YouTube e mais de 1000 comentários sobre esta música. A mais tocada so ano de 1984 em todo o País.

    ResponderExcluir
  5. Banda grafith é uma das melhores bandas do mundo

    ResponderExcluir
  6. Grafith com H é uma das melhores bandas do mundo

    ResponderExcluir

Fiz uma visita e gostei!! Passa lá você também!!!