janeiro 13, 2015

FAMÍLIA ALBUQUERQUE MARANHÃO

 
  FAMÍLIA ALBUQUERQUE MARANHÃO  
Descendentes de fidalgos portugueses de tradição militar, eles fazem parte da
 família mais antiga do Rio Grande do Norte e que ainda pode se dizer que
 foi uma das primeiras famílias genuinamente brasileira, 
nascida da junção de um português e uma índia.
 Os Albuquerque Maranhão carregam, em si, a história 
do estado e da capital nos seus 415 anos.
Fotografia: Arquivo pessoal / Família

  FAMÍLIA ALBUQUERQUE MARANHÃO
CARREGA HISTÓRIA DE NATAL
Por
Paulo Nascimento
NOVO JORNAL
   
Descendentes de fidalgos portugueses de tradição militar, eles fazem parte da família mais antiga do Rio Grande do Norte e que ainda pode se dizer que foi uma das primeiras famílias genuinamente brasileira, nascida da junção de um português e uma índia. Presentes em solo potiguar desde os primórdios da então capitania do Rio Grande, os Albuquerque Maranhão carregam, em si, a história do estado e da capital potiguar nos seus 415 anos de aniversário.

Chefes de governo, médicos, empresários, jornalistas e advogados foram algumas das funções de destaque que os integrantes da família ocuparam, sempre com destaque e grande importância histórica. Basta ver a quantidade de logradouros que levam o nome da família: Praça Pedro Velho, teatro Alberto Maranhão, Praça André de Albuquerque, Rua Augusto Severo (que também já foi aeroporto).

Um incontável número de homenagens espalhados, até mesmo com nomes de cidades como Pedro Velho e a antiga Augusto Severo, hoje Campo Grande.

Das três versões sobre a fundação da capital do que hoje é o estado do Rio Grande do Norte, duas contam com a presença de Jerônimo de Albuquerque Maranhão, filho do primeiro membro da linhagem a pisar em terras brasileiras: o português Jerônimo de Albuquerque. Àquela altura ainda não existia de fato os “Albuquerque Maranhão”.

Sobrinho do vice-rei Afonso “o Grande” de Albuquerque e filho do conde Lopo de Albuquerque, Jerônimo veio para o Brasil na condição de administrador colonial. Acompanhava o primeiro donatário da capitania de Pernambuco, Duarte Coelho, que era casado com Brites de Albuquerque, de quem Jerônimo era irmão.

Em uma das lutas ao longo da costa nordestina, enfrentando os índios tabajaras Jerônimo levou uma flechada e perdeu um dos olhos. Ganharia o apelido de “O Torto” e na condição de prisioneiro e condenado à morte pelos índios, conheceu sua primeira esposa.

Jerônimo de Albuquerque foi salvo pela filha do cacique de Uirá Ubi (Arco Verde), Tabira. A jovem índia, que depois foi batizada de Maria do Espírito Santo Arcoverde, se apaixonou pelo português. O casamento selou a paz entre os tabajaras e os colonizadores. “A união de Jerônimo com a filha do cacique tabajara, gente da melhor estirpe da gente do Brasil com um importante Albuquerque de Portugal, fundou uma família genuinamente brasileira pela primeira vez”, afirma Augusto Maranhão, empresário e aficionado por história.

Da relação nasceriam oito filhos – pai de mais 16 rebentos, levaria o nome de “Adão Pernambucano” –, dentre eles aquele que seria o primeiro “Albuquerque Maranhão”. A formação do nome completo da família surgiria quando Jerônimo, nascido em Olinda, participou da expulsão dos franceses da capitania do Maranhão em 1615, com uma expedição saída da capitania do Rio Grande. Por conta do feito o rei Felipe III autorizou a incorporação do nome “Maranhão” para eternizar a conquista militar.

A experiência de lidar com os invasores franceses datava de 17 anos antes da expedição do Maranhão, quando Jerônimo já tinha expulsados os franceses junto com Dom Manuel Mascarenhas Homem da região no entorno daquele que seria batizado de Rio Potengi, feito pelo qual ganharia o título de fidalgo.

Começaria ali, na foz do rio, a construção da Fortaleza dos Reis Magos, nos idos de 1588 e toda a saga dos “Albuquerque Maranhão” em terras do futuro RN.

Em 9 de janeiro de 1603, Jerônimo de Albuquerque foi nomeado Capitão-mor do Rio Grande. No ano seguinte, concedeu “5000 braças de terra” aos seus filhos Matias e Antônio de Albuquerque. Nascia assim o engenho de cana de Cunhaú, que por centenas de anos teria uma forte importância econômica e histórica tanto para a família como para o Estado.
 ...fonte...
 www.novojornal.jor.br

Se copiar textos e ou fotografias, atribua os créditos!
Os direitos autorais são protegidos pela Lei nº 9.610/98, violá-los é crime!

24 comentários:

  1. Texto claro e bem escrito.
    Falar dos Albuquerque Maranhao é falar da história do RN e do Brasil.
    Parabéns, Paulo Nascimento!

    ResponderExcluir
  2. Sou do Ceará e vivo em São Paulo e gostaria de me comunicar com os Albuquerques do Maranhão e outros Estados.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie sou Fernanda raquel albuquerque maranhao chapeco santa catarina

      Excluir
    2. Meu bisavó era de carpina e tem Albuquerque. Qual o nome do livro da sua irmã?

      Excluir
  3. Gerônimo Albuquerque tem legados e batalhas em vários Estados do Nordeste assim como ele lutou contra os franceses que tentavam entrar com armas pelo Fortim da praia de Jericoacoara Ceará.
    Minha irmã escreveu um livro com nossa árvore genealógica e consta sempre a presença do bravo Geronimo Albuquerque o primeiro Albuquerque vindo de Portugal ao Nordeste.
    Adorei visitar esse espaço e gostaria de receber mais artigos sobre nossos antepassados.
    Forte abraço.
    Goretti Albuquerque,
    Franca, SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou tataraneta de antonimo albuquerque
      Meu pai me contava historias mas nunca vi um texto tão completo obrigada por de onde vim

      Excluir
  4. Meu avô materno ainda tinha Albuquerque e Maranhão no nome. Ele nasceu na Bahia mas todas a sua família é de Recife.

    ResponderExcluir
  5. Sou do Ceara onde Jerônimo de Albuquerque tem essa mesma história do jogada e entre tantas o seu relato é o mais real.
    Gostaria de entrar no Grupo do WhatsApp do Maranhão e conhecer mais Albuquerques.
    Gratidão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá sou filha de Domingos Bento de Albuquerque de Piauí gostaria de conhece lá .meu nome é Francisca Santos Albuquerque.

      Excluir
  6. Minha avó Maria Alice Albuquerque Maranhão.De onde veio quero conhecer os antecedentes.

    ResponderExcluir
  7. Minha avó Maria Alice albuquerque Maranhão.Quero saber sobre os antecedentes.

    ResponderExcluir
  8. Minha mãe tem albuquerque moramos em Pernambuco em Santa Maria do cambuca e o avô da minha mãe e Jesse

    ResponderExcluir
  9. Sou do Maranhão e meu pai é Domingos Bento de Albuquerque e gostaria muito de conhecer todos principalmente os Albuquerque do Piauí meu pai era piauiense. Sou Francisca s Albuquerque.se existir grupo no whatssp desejo participar.🙏🙏🙏🙏❤

    ResponderExcluir
  10. Sou de Lago do junco maranhao cidade com muitos Albuquerque vindo de Barra do corda desejo entrar em grupos de watsap com minha familua de todo Brasil me chamo Érica Albuquerque

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde sou maria aparecida de albuquerque sou neta de maria cleofas de albuquerque ela e neta de uma india dessa epoca e sou neta de josegino maranhao gostaria de ter contato com os parentes e conhecer mais

    ResponderExcluir
  12. Sou do Pará,me chamo Ana Paula Albuquerque
    Quero saber mais sobre minha descendência

    ResponderExcluir
  13. Sou Maria José , filha de José de Albuquerque Souza e neta de António de Albuquerque Souza moro recife
    frequentei ufrpe.

    ResponderExcluir
  14. Sou Thiago de albuquerque maranhao, filho de aloysio José de albuquerque maranhao.neto de José Adolfo de albuquerque maranhao e Maria elide de albuquerque maranhao engenho pocinho PE

    ResponderExcluir
  15. EU,SOU DINARA DE ALBUQUERQ MARANHAO, SOU DE RECIFE,MINHA FAMILIA TEN ENGENHO, NOME,MACUJÉ,FICA EN JABOATÃO ANTIGO,É UMA FAMILIA MUITO TRADICIONAL EN PERNAMBUCO, PARA MIM É UMA HONRRA SER UMA ALBUQUERQ MARANHAO.

    ResponderExcluir
  16. Edvane Rodrigues de Albuquerque
    Filho de Ernande Alves de Albuquerque
    Neto de Antônio Alves de Albuquerque
    De Boa Viagem CE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bisneto de João Alves de Albuquerque
      E tataraneto de Isabel Cavalcante de Albuquerque.

      Excluir
  17. Sou neto de Raimundo Maranhao

    ResponderExcluir
  18. Olá. Sou Miriam Maranhão, neta de Isidoro Campelo Maranhão, de Pernambuco. Gostaria de ter conhecer mais da família Maranhão.

    ResponderExcluir

Fiz uma visita e gostei!! Passa lá você também!!!