abril 23, 2015

A DESCOBERTA DOS "POR QUÊS?"

 
 A DESCOBERTA DOS "POR QUÊS?"
A descoberta das respostas aos “por quês” é o tema do livro de
Ana Luiza Maia Bezerra, 9 anos, que apesar da pouca idade, transformou
a inspiração para contar histórias em um livro que encanta crianças e adultos.
Com o título “Mamãe, por que?”, a obra será lançada no dia 24 de abril,
 Livraria Saraiva, Midway Mall, Natal/RN, às 18h.

 "MAMÃE, POR QUÊ?"
Estudante do 4º Ano lança livro infantil na livraria
Saraiva do Shopping Midway Mall

 Via
PORTAL MARISTA
COLÉGIO MARISTA NATAL

A estudante do 4º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Marista de Natal, Ana Luiza Maia Bezerra, 9 anos, lança nesta sexta-feira (24/04), às 18h, na livraria Saraiva, do Midway Mall, a obra infantil ‘Mamãe, por quê?’, pela editora Sarau das Letras.

O livro nasceu da curiosidade da criança (e seus naturais questionamentos). “Muitas crianças estão sempre perguntando: mamãe, por quê escovamos os dentes? Professora, por quê vamos à escola, por quê, por quê, por quê…”, revela a autora. “Sempre fui curiosa”, admite Ana Luiza. A obra é toda escrita baseada em perguntas e respostas do universo infantil.

As frequentes perguntas foram o mote necessário para que, com a ajuda dos pais, Ana Luiza transformasse sua ‘brincadeira’ em obra de ficção infantil. “Em princípio, era só uma brincadeira”, conta a pediatra Ana Flávia, mãe e principal incentivadora da escritora.

“Mas aí assistimos um bate-papo com leitores e autores infantis locais, em um evento na praia de Pirangi, e vimos o brilho nos olhos dela. Então, resolvemos procurar uma editora e a equipe da Sarau das Letras nos deu todo o caminho necessário”, revela Ana Flávia.

Os desenhos que ilustram o livro também são obras de Ana Luiza, com as devidas adaptações da equipe da editora, segundo informou o Juiz de Direito Bruno Lacerda, pai da escritora mirim. “Tudo no livro é ideia dela, com adaptações da editora”, destaca Bruno.

BIBLIOTECA INCENTIVA A LEITURA

A proposta de incentivo à leitura da Biblioteca Câmara Cascudo, do Marista de Natal, também teve influência sobre Ana Luiza, que desenvolveu a sua curiosidade infantil e o gosto pelos livros. “Nós sempre estamos trazendo as crianças para atividades na Biblioteca e todas elas pegam livros emprestados para ler em casa”, explica Regina, professora de Ana Luiza.

A mãe de Ana Luiza fez questão de ressaltar a importância do Colégio Marista de Natal e da Biblioteca Câmara Cascudo como parte importante neste processo de incentivo à leitura. “O projeto ‘Leitor do Ano’ é muito interessante e contribuiu muito para que ela (Ana Luiza) tenha esse gosto pela leitura e, agora, pela escrita também”, comenta Ana Flávia.

De acordo com a bibliotecária do Marista, Fabiana Dantas, “além de incentivar a leitura, o projeto Leitor do Ano tem como objetivo potencializar a escrita do estudante, através das Dicas de Leitura”. O projeto ‘Leitor do Ano’ presta uma singela homenagem, no fim do ano letivo, aos alunos que mais pegaram e deram dicas de livros na Biblioteca.

EXEMPLO QUE VEM DE "BERÇO"

Para Ana Luiza, não importa o lugar, em casa ou na escola, ela está sempre pronta para ler mais um historinha e se deliciar com as leituras infantis. “Eu sempre gostei de ler”, afirma, convicta, a menina de 9 anos, que além dos estudos cotidianos em sala de aula, a leitura em casa e as brincadeiras de criança, encontra tempo para as aulas de Ginástica Rítmica.

Em casa, ela encontra nos pais o melhor exemplo. A mãe Ana Flávia explica o porquê: “Quando eu era criança também escrevi um livro, que minha mãe datilografou numa máquina de escrever, na época, e distribuiu na família. Ana Luiza conhece essa história, que, de alguma forma, pode ter influenciado na decisão dela de escrever um livro”.

“A gente sempre incentivou, levava nas livrarias, e ela sempre se mostrou uma criança curiosa e interessada por livros”, afirma o pai. “Eu gosto de ler, Ana Flávia (esposa) também e isso pode ter contribuído sim”, diz Bruno, que também já escreveu um livro em sua área de atuação (Direito).

...fonte...
www.marista.edu.br

 Se copiar textos e ou fotografias, atribua os créditos!
Os direitos autorais são protegidos pela Lei nº 9.610/98, violá-los é crime!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fiz uma visita e gostei!! Passa lá você também!!!