julho 08, 2015

SINFÔNICA DA UFRN: DESTAQUE NA ALEMANHA


 OSUFRN
ORQUESTRA SINFÔNICA DA ESCOLA DE MÚSICA DA UFRN 
Fotografia: Divulgação
  
SINFÔNICA DA UFRN É DESTAQUE NA CRÍTICA ALEMà
 
 Via
NOVO JORNAL / EMUFRN / POTIGUARTE

A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (OSUFRN), um dos poucos grupos sinfônicos existentes na universidade brasileira, recentemente cumpriu temporada na Alemanha para participar de concertos e outras ações de intercâmbio com ênfase no repertório alemão e brasileiro. A viagem à Alemanha, ocorrida dia 21 de junho, contou com retorno ao Brasil dia 3 de julho.
  
Segundo o maestro da OSUFRN, professor André Muniz, esta é a primeira viagem de uma orquestra universitária brasileira à Europa. A OSUFRN é composta por 50 integrantes e tem desenvolvido intensa atividade artística, ao longo dos últimos 5 anos,  no Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará, Pernambuco, Alagoas e São Paulo, além de muitos alunos atuarem como instrumentistas e professores na região.

O convite aconteceu depois da parceria realizada com a Orquestra da MusikHochSchule de Karlsruhe (escola de música alemã), que visitou a UFRN em 2013, e se apresentou com a OSUFRN em concertos nas cidades de Natal e de João Pessoa. 
 
Conseguir um convite para apresentação em instituição de referência na Alemanha já é um grande feito, maior ainda receber uma crítica em um jornal alemão. Grandes artistas passam suas vidas sem conseguir essa realização. Segundo o coordenador da Escola de Música da UFRN, Fábio Presgrave, as críticas serviram de uma espécie de “selo de qualidade internacional na área de música”.

Orquestra da HochSchule fur Musik de Karlsruhe 
Fotografia: Divulgação     

O concerto em conjunto da OSUFRN com a Orquestra da HochSchule fur Musik de Karlsruhe mereceu uma excelente critica no Jornal Badische Neuste Nachrichten. A reportagem ressaltou a qualidade e a clareza e estilo da orquestra potiguar.

Durante dez dias os alunos da UFRN realizaram aulas, masterclasses, ensaios e, concertos, em programação organizada pelo Prof. Michael Uhde, Pro-Reitor da instituição alemã. Os membros da orquestra assistiram a apresentações, e visitaram cidades históricas como Heidelberg e Strasbourg. A turnê ocorreu com apoio da Reitoria da UFRN, PROEX, PROAE, SRI e do SESI. A parte do translado terrestre na Alemanha, hospedagem e alimentação, foi completamente patrocinada pelo DAAD.

 Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFRN
 Fotografia: Divulgação
 
No repertório da turnê constaram peças de compositores como Beethoven e Dvorak além dos brasileiros Guerra-Peixe, Camargo Guarnieri e Lorenzo Fernandez. A Orquestra apresentou também uma peça do prof. Danilo Guanais (UFRN) com solos dos profs. Rucker Bezerra (UFRN), Paulo França (UFRN) e do aluno do Curso de Mestrado em Música (UFRN), Diego Paixão.

Desde o ano de 2009, através dos Festivais Internacionais, a EMUFRN tem tido uma relação intensa de intercâmbio com a HFM Karlsruhe. Em 2013, o convênio foi agraciado com o edital UNIBRAL, o que permitiu a ida de cinco alunos com bolsa para a Alemanha e a vinda de quatro alunos alemães para Natal.
       
O Convênio de cooperação acadêmica com Karlsruhe tem como coordenadores os professores Fábio Presgrave (Brasil/UFRN) e Michael Uhde (Alemanha), tem sido um dos pilares da internacionalização da EMUFRN, e um projeto que tem recebido uma atenção especial por parte da Direção da Escola, devido aos inúmeros benefícios trazidos para a instituição , como a doação de instrumentos históricos, bolsas de estudo e o fluxo contínuo de alunos e professores.

Por meio do correio eletrônico, o secretário de Relações Internacionais e Institucionais (SRII), Márcio Venício Barbosa, cumprimentou o maestro da Orquestra como um dos responsáveis pelo “sucesso” do trabalho da equipe da sinfônica nessa temporada estrangeira. “Recebam nossos sinceros agradecimentos pela visibilidade que dão, com a qualidade desse trabalho, a toda a UFRN e à nossa política de internacionalização”, disse.
 
RUDSON RICELLI
Integrante da Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFRN
Fotografia: Mastroiano Oliveira    
  
DIÁRIO DE UM MÚSICO
MÚSICA BRASILEIRA E EUROPEIA: DESBRAVANDO NOVAS EXPERIÊNCIAS  
Por
Rudson Ricelli
 Especialmente para o Blog Potiguarte  
    
A viagem da Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - para a Alemanha, deu-se por meio do convenio de cooperação acadêmica firmado com a Universidade de Karlsruhe. O motivo inicial da viajem recaiu sobre a  possibilidade de que os integrantes da orquestra sinfônica pudessem explorar uma nova cultura e ter contato com professores e músicos de excelência, além de vislumbrar integralmente o processamento da musica erudita que é produzida naquele País..      

Viajar para uma região onde se valoriza a música clássica e sorver um leque de inspirações e aspirações para seguir adiante no árduo caminho que é dedicar-se à música no Brasil e, especificamente, no Rio Grande do Norte, é, acima de tudo, um aproveitamento em forma de conhecimento e laboratório.
  
 Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFRN
 Fotografia: Divulgação

Conquistamos muito mais do que esperávamos, confesso. Primeiro,  por ser a primeira orquestra jovem de uma universidade a conseguir tal feito e, em segundo lugar, pelo beneficio acadêmico e profissional que tivemos.  Agora, por ultimo - e não menos importante - a vivencia de colocar em prática, em um outro País,  tudo aquilo que estudamos em sala de aula,  por horas e horas,  com bastante zelo e dedicação, de fato, não tem preço. 

Poder ouvir e tocar a musica europeia da forma mais viva que já pude fazer e, além disso, contribuir para a disseminação da musica brasileira em terras distantes, foi realmente surreal. Uma experiência que, afirmo sem titubear, agregará uma perspectiva de valorização humana e artística a todos os que puderam desfrutar desta incomensurável conquista. 

Na qualidade de um dos integrantes da orquestra, e um dos alunos do curso de pós- graduação em musica da UFRN, posso dizer que a experiência foi e será, sem duvida, memorável.  Expectativa correspondida.
 
 
Se copiar textos e ou fotografias, atribua os créditos!
Os direitos autorais são protegidos pela Lei nº 9.610/98, violá-los é crime!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fiz uma visita e gostei!! Passa lá você também!!!