abril 10, 2012

MARCUS BABY: O MAGO DA TOY ART POTIGUAR

 MARCUS BABY
 artista plástico que cria bonecas e bonecos de celebridades

 FAZER BONECAS É MINHA TERAPIA

Via
Tribuna do Norte

Marcus Vinícius Bernardo? Provavelmente, poucas pessoas saberão quem é. Mas se o destaque for para Marcus Baby, o natalense que ganha fama confeccionando bonecas de famosos, fatalmente milhares saberão de quem se trata. Depois de seis anos que produziu a primeira boneca, inspirada na cantora Baby do Brasil, Marcus ganha projeção nacional. Por enquanto, as bonecas dão fama, mas ainda não se transformaram em negócio. Nenhuma das mais de 100  bonecas produzidas por ele, como a de Dilma Rousseff, Leny Kravitz, Madonna, Hebe Camargo e Xuxa, foi comercializada. Propostas, é verdade, não faltaram. Mas Marcus afirma que esse é um hobby, que gerou a coleção de bonecas, mas ele não vende nenhuma. 

E como todo hobby, esse natalense não se impõe tempo para concluir a boneca, mas afirma que produziu Ivete Sangalo em três anos. Já Regina Duarte, no papel de Viúva Porcina, foi feito em poucas horas. A confecção das bonecas de famosos é uma terapia que soa como coisa séria. Afinal, Marcus confirma que chega a receber telefonema da assessoria de alguns famosos pedindo para ele criar bonecas só para que o artista volte a mídia, através da boneca. 

A "menina dos olhos", a boneca da cantora e atriz potiguar Khrystal Saraiva

A ARTE DE CUSTOMIZAR BONECOS

O técnico de edificações e artista plástico Marcus Baby estava vendo televisão quando foi exibida uma reportagem com o cantor Frejat do Barão Vermelho. Na matéria ele viu vários  bonecos de outros artistas  de rock que estavam na casa do cantor.  O programa despertou em Marcus o desejo de colecionar bonecos semelhantes. Como o custo destes bonecos é  elevado no Brasil veio a ideia - por que não fabricar os meus próprios bonecos? Do sonho para o projeto já se vão seis  anos e hoje a coleção particular - que não está à venda - frisa o colecionador,  reúne inúmeros bonecos(as) que retratam artistas nacionais e internacionais, a maioria de astros da música, uma das paixões de Marcus.

Para fazer seus bonecos customizados, isto é, expressar a sua forma de visualizar o artista que vai retratar, Marcus Baby é criterioso e entre pesquisas na Internet, confecção do figurino e resultado final chega a passar quatro meses trabalhando neles. "Eu já tinha paixão por coleções e anteriormente já tinha tido gibis, revistas e canetas". O artista disse que a ideia amadureceu  quando estava visitando um amigo que faz shows como "transformista" e viu duas bonecas Barbie em sua casa. "Sugeri ao meu amigo que ele transformasse a boneca em Elba Ramalho, mesmo papel que ele gosta de apresentar como artista transformista".

"O resultado ficou ótimo", lembra  Marcus. "Achei que poderia fazer um trabalho semelhante mas só iniciei os estudos para customizar uma boneca e transformá-la na cantora  Baby do Brasil depois que ganhei uma boneca Barbie e um boneco Ken de um amigo".

Obcecado pelos detalhes, Marcus Baby é criterioso na escolha dos materiais que utiliza para fazer com que os bonecos se pareçam com os artistas que costuma retratar. "Preciso achar que a boneca(o) tenha as características de quem vou retratar além de estar inspirado para conclui-lo. de modo contrário não tem como o trabalho ficar finalizado".

A dupla que faz o maior sucesso no Zorra Total, Valéria e Janete,
 transformadas em bonecas pelas mãos do artista plástico Marcus Baby

CRIAÇÃO DE CADA BONECO DEMORA ATÉ QUATRO MESES

Criterioso com os detalhes dos bonecos que têm todas as características dos artistas, Marcus Baby diz que prefere trabalhar com as bonecas Barbie originais,  cujos modelos mais simples custam a partir de R$ 20. O artista criou, por exemplo, um método próprio para conseguir o efeito de cabelos frizados, caso por exemplo, do cabelo do guitarrista Pepeu Gomes. Do  primeiro  boneco Ken, Marcus conseguiu um belo efeito visual alternando água quente e fria com os cabelos do boneco.  O efeito final lembra com incrível realismo a época em que o Pepeu usava os cabelos  de forma semelhante. "Costumo percorrer bazares, lojas e também ganho acessórios de amigos e amigas que conhecem meu trabalho para conseguir os materiais que usarei na customização dos bonecos".

A dedicação e o cuidado que Marcus Baby tem com seus bonecos customizados são reconhecidos não só por quem aprecia este tipo de arte como também por alguns artistas que retrata. A cantora potiguar Marina Elali, por exemplo,  ficou encantada com a boneca que a retrata. Marcus conta que a própria cantora escreveu para ele depois que viu a boneca que  a representa. "Ela gostou tanto do trabalho que pediu autorização para inclui-la num clipe musical que vai lançar".

Outra artista que gostou da boneca que a representa e entrou em contato com o Marcus foi a atriz Katiuscia Canoro que representa o personagem Lady Kate no programa Zorra Total da Rede Globo. "Ela me deixou uma mensagem no Orkut elogiando o trabalho em que a retrato". Da mesma forma que os outros trabalhos desenvolvidos  por Marcos, a boneca "Lady Kate" impressiona pela riqueza de detalhes como os apliques de cabelo que fazem parte do personagem, além das bijuterias. Outros artistas como a cantora Pitty também elogiaram o trabalho do artista.

Dos 67 bonecos que deixa expostos no apartamento que também é usado como oficina de criação, Marcus Baby mostra predileção por alguns artistas. A cantora Madonna, por exemplo, ganhou 18 modelos diferentes que retratam diferentes fases da cantora em suas respectivas turnês musicais. A cantora Baby do Brasil também ganhou  três versões. A predileção por cantoras ou atrizes é explicada pelo artista. "É mais difícil trabalhar com bonecos homens". Apesar das dificuldades, na coleção do artista aparecem o ator Sylvester Stallone (através do personagem Rambo), o cantor inglês George Michael, além do Axl Rose - vocalista do Gun' and Roses.

A cantora baiana Margareth Menezes vira  boneca por Marcus Baby

CURTINDO FORA DA CASA DE BONECAS 

Marcus Baby é viciado em cultura pop. Não à toa, seu trabalho com bonecos artisticamente trabalhados ganhou fama nacional. Baby reproduz fielmente todas as celebridades que ele tanto gosta, de cantores a personagens de televisão. Hoje ele dedica várias horas de seus dias à produção de suas peça invendáveis, sem saber se é hora da balada ou do descanso.  "Minha vida é desregrada nesse aspecto, e por isso, mais divertida, mais inspiradora, mais produtiva. Isso sem falar que sou workaholic assumido", diz. Mesmo assim, fora da "casa de bonecas", o artista plástico aproveita vários momentos do dia.

"Como sou muito urbano e necessito da agitação da metrópole para sobreviver e realizar meus projetos, costumo frequentar lugares que me inspiram e ao mesmo tempo me tragam conforto. Em Natal quando a agenda permite, costumo fazer programas típicos de classe média, como ir a shoppings. Frequento muito a Livraria Saraiva pelo volume de títulos e o tratamento magnífico dos funcionários. Entro lá para consumir mesmo, comprar. Minhas últimas aquisições foram 'Rock In Rio - A História do Maior Festival de Música do Mundo', do Luiz Felipe Carneiro, e 'Basquiat', do Leonhard Emmerling.

Sou viciado em livros fotográficos, biografias, almanaque e tudo que diz respeito ao universo pop. Sobre baladas, já sou mais pacato e quando não saio para um evento/compromisso, vou para reuniões informais com amigos ou familiares. Acho que o que me atrapalha é o fato de não gostar de dirigir, principalmente à noite e sozinho. Mas, quando amigos de fora aparecem, vamos a locais  para dançar como a Vogue Natal.

 "Sou viciado em Cultura Pop"

Desde criança que sou viciado em fast-food e quando não tenho tempo de passar em casa, prefiro mil vezes comer em locais rápidos como o McDonalds, Burger King e Subway. Adoro esse tal 'molho secreto' que eles colocam entre o hamburguer e a verdura do sanduiche. Almoço legal no Coronel Mostarda da Av. Airton Senna, porque lá tem variedade de opções, capricho, e um cheiro de 'comida da mamãe'. Também amo a comida e o aconchego do Tia Tereza, escondidinho em Petrópolis. Quando chego tarde em casa, geralmente janto antes nesses trailers de rua, como  o Tanakas.

Como estou no momento trabalhando em meu primeiro filme, o curta-metragem 'Hits!', ando muito ligado em tudo que diz respeito a cinema, videoclipes, e passei a dedicar um tempo maior a estudar o assunto, zapear canais extremamente pop. Assisto tudo, desde novelas, desenhos, jornais, seriados, até programas de auditório e propaganda política, mas confesso não perder um único capítulo do reality The Ultimate Fighter com o Vitor Belfort e Wanderlei Silva. 

Ultimamente passei a ser mais assediado por fãs e fotógrafos, então fui instruído a dedicar o sábado como meu "dia de beleza". Daí semanalmente faço um verdadeiro city-tour em locais especializados. Meu happy-hour é  na Banca Mix, um verdadeiro point, minha parada obrigatória para ler, lanchar, rir muito e me encontrar com a galera. Por não me encaixar dentro dos "padrões" locais, infelizmente continuo achando Natal uma cidade provinciana que não gosta muito de inovar, de colocar algo diferente do trivial. Sinto falta de brechós, lojas alternativas, academias 24 horas, ambientes que fujam do esqueminha potiguar "praia-axé-forró-barzinho" porque nem todo mundo que vive, mora, ou vem a nossa cidade está interessado ou é obrigado a curtir esse tipo enraizado de entretenimento."


Um comentário:

Fiz uma visita e gostei!! Passa lá você também!!!