abril 05, 2012

UM PATRIMÔNIO GASTRONÔMICO POTIGUAR

 CARNE DE SOL DO LYRA DA NOVA GERAÇÃO
Dona Benigna Lira com os netos e a filha Ana Carla comandam a casa
Fotografia: Júnior Santos

CARNE DE SOL DO LYRA
UM PATRIMÔNIO CULTURAL POTIGUAR  
 
Via
Tribuna do Norte

A carne de sol ainda não tinha o status de símbolo oficial da cozinha nordestina quando o comerciante Júlio Lira da Silva começou a vendê-la em Natal, há mais de 60 anos. O tempo passou, a receita ganhou identidade regional, e o Seu Lira se tornou um dos nomes mais populares ligados a essa iguaria na cidade. Após 15 anos fora do ar, a Carne de Sol do Lira voltou, em novo endereço, e com a mesma qualidade das décadas passadas.

A nova Carne de Sol do Lira reabriu no último dia 11 de março, num casarão da Rua Potengi, em Petrópolis. A terceira geração a tomar conta da cozinha está na figura de Benigna Lira, a nora do fundador, que administra o negócio ao lado das filhas e netos. "É um negócio que começou em família, e vai continuar assim", garante a atual proprietária. O primeiro Lira começou nas Rocas e seguiu para a Praia do Meio, antes de fechar.

Benigna conta que o fechamento no final dos anos 90 foi uma "retirada estratégica". "As filhas casaram e estava difícil cuidar de tudo sozinha. Fechei, mas mantive a firma aberta, sabia que voltaria algum dia", conta. E 2012 foi o ano. O casarão da Rua Potengi teve o salão térreo arrumado com mesas e cadeiras para receber até 100 pessoas. Em breve, o primeiro andar também será arrumado para tal. "A cidade está bem diferente, agora há muitos restaurantes, e quisemos um ponto mais central", explica.

 Carne-de-Sol
Também conhecida como ‘’carne-do-sertão’’
uma das maiores paixões nordestinas  

CARDÁPIO NORDESTINO

O ambiente é novo, mas a carne de sol é a mesma. Benigna conta que aprendeu tudo com Seu Lira. Ele, que era do tempo do fogão à lenha, a ensinou a descobrir todos os segredos de uma boa carne, todas as maneiras de salgar, guardar e cortar. "Com ele aprendi que a carne de sol na verdade é de lua, pois se salga à noite; ele me ensinou a sentir o ponto ideal da temperatura e do cheiro, é tudo questão de observação", diz. O sabor, portanto, é dos mais autênticos.

No cardápio, a carne de sol é o destaque óbvio. Em versão refeição, que serve bem até três pessoas, vindo acompanhada de feijão verde, arroz, macaxeira, farofa d'água, vinagrete, e salada. Entre os acompanhamentos, a farofa "de bolão" é outro clássico da casa; a mistura de água, sal e (um pouquinho) de manteiga tem muitos fãs, entre eles, a roqueira Rita Lee. "Ela gostou tanto que me pediu pra ensinar como fazer. Fomos pra cozinha e eu dei a receita", lembra.

O cardápio tem ainda picanha de sol, galinha cabidela, frango à moda da casa, camarão ensopado, peixe ensopado e frito. Todos os pratos citados estão em versão petisco e em refeições individuais, além de paçoca, carne de sol com macaxeira frita, queijo coalho assado, macaxeira frita, e pastéis. O cliente pode escolher porções em separado para acompanhar o prato, como baião de dois, feijão verde, arroz da terra de leite, farofa d´água, paçoca, vinagrete e salada.

 O saudoso Chico Anysio foi um dos ilustres visitantes da casa

MURAL DE HISTÓRIAS

A Carne de Sol do Lira tem sabor, e muita história. "Os clientes mais antigos sempre querem contar uma história pra gente. A gente pretende reunir tudo, com fotos do Lira, e fazer uma galeria para expor", diz a neta Ana Carla. E se contar depoimentos de celebridades, será um verdadeiro "hall da fama". Entre as personalidades que já saborearam a carne de sol da casa estão Chico Anysio, Luiz Gonzaga, Lulu Santos, Fausto Silva, Elba Ramalho, Regina Casé, Rita Lee, Caetano Veloso, e dezenas de atletas nacionais e políticos. Quem quiser saber o que essa carne tem, já sabe onde provar. 


...serviço...
 Carne de Sol do Lira
Rua Potengi - 471 -  Petrópolis - Natal/RN
Aberto diariamente para almoço e jantar
84.3222-8704

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fiz uma visita e gostei!! Passa lá você também!!!