outubro 04, 2012

UM OLHAR ESPECIAL PARA O COTIDIANO

  "DE LONGE E DE PERTO"
Livro do juiz federal, professor da UFRN e escritor Ivan Lira de Carvalho
Uma coletânea de elegantes crônicas de um observador do cotidiano
Uma obra que enobrece e enriquece a literatura potiguar 

EXPERIÊNCIAS E MEMÓRIAS DE UM JURISTA
   
Por
 Sérgio Vilar

O longe e o perto são relativos. Sobretudo na província Natal, de alma cosmopolita. Aqui, o além-mar é logo ali e a vida interiorana ainda esconde segredos. E se vida é viagem, é descoberta, o jurista Ivan Lira de Carvalho escreveu um diário a bordo da nau da existência. Lançou o olhar em diferentes mares e pescou o desconhecido. Chamou esta coleção de viagens assim: De Longe e De Perto, como se a distância geográfica fosse o menos importante. Vale mesmo é o diferente, que pode ser achado em qualquer esquina de mundo, em qualquer curva da alma.

O livro foi lançado na última quinta-feira de setembro, no Solar Bela Vista. Mas quando a obra é editada pela Sebo Vermelho Edições, há sempre lançamentos informais a cada manhã de sábado. Quem quiser basta dar um pulo lá, na subida da avenida Rio Branco, Cidade Alta. São 120 páginas de viagem. Passeios informais. Desde Olho d'Água dos Borges, onde o magistrado retorna às lembranças infantis de arquiteturas religiosas para chegar à singela igreja do município fincado no oeste potiguar, até os costumes e o comércio de Istambul.

"Muitas informações de cunho histórico e geográfico alternam-se com retratos da terra e da gente, em leves traços. Nada de obviedades. Há mesmo um certo gosto pelos relatos sobre lugares fora das rotas turísticas convencionais, como, por exemplo, Portsmouth, Radlett, Bratislava e Porto Velho", incita o também "andarilho" e crítico literário Manoel Onofre Jr., na orelha do livro. O colega de magistratura Diógenes da Cunha Lima ratifica: "As viagens de Ivan são vida, experiências vitais de conhecimento, memória e imaginação, agora compartilhadas com o leitor".  
 

O Livro  "De longe e de perto" nos remete a uma seleção de crônicas,
onde o longe e o perto são relativos.  E se vida é viagem, é descoberta

   OBRA É UMA REUNIÃO DE CRÔNICAS PUBLICADAS NA IMPRENSA

E o autor justifica a publicação: dividir sua percepção sobre a economia, a geografia, a política, a ecologia e, sobretudo, sobre o elemento humano dos lugares visitados ou nos quais residiu. É na verdade uma coletânea de crônicas publicadas também no Diario de Pernambuco. Todas produzidas a partir de anotações em guardanapos, recibos de companhias aéreas, folders de teatro, tickets de trens... além do exercício de recuperar os flashs da memória, hoje, traduzidos no papel sob inúmeros pedidos.

"Tem-se um livro sem personagens definidos, o que não significa, obviamente, que eles não existam. Estão nos textos, mas também fora deles: nas ruas por onde andei, nas localidades que não abandonam os meus sonhos, no acompanhamento às minhas aventuras turísticas, no estímulo (quase cobrança) para que este livrinho viesse a lume. Por isso ele a todos pertence. Com erros (muitos) e acertos (alguns)", comenta, modesto, Ivan Lira de Carvalho. De Longe e De Perto é o 362º título lançado pela coleção João Nicodemos de Lima, do Sebo Vermelho Edições. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fiz uma visita e gostei!! Passa lá você também!!!